De 43 a 75 polegadas e com apenas 4,9mm de espessura: assim é a nova linha de TVs Bravia (foto) exibida pela Sony na CES 2015. Confirmando as informações que vinham circulando nos últimos meses, a empresa parece mesmo decidida a se concentrar nesse segmento, o de telas grandes e de alto padrão, evitando a competição direta com fabricantes coreanos e chineses.
“Investimos em novos processadores para que o consumidor possa ver qualquer tipo de imagem com resolução 4K”, garante Toshifumi Okuda, presidente da divisão de eletrônicos do grupo japonês. Segundo ele, os novos TVs – que chegam ao mercado internacional em meados do ano – conseguem melhorar a qualidade de filmes gravados em DVD ou Blu-ray, programas de televisão e até mesmo vídeos em baixa resolução captados da internet.
Foi a forma encontrada pela Sony para driblar a carência de conteúdos originais em 4K. No mercado americano, a empresa lançou no ano passado um pacote de filmes em 4K, na versão digital, mas não originais: todos são Full-HD, com upconversion para UHD. Para este ano, a empresa aposta também em sua parceria com a Google: os novos TVs terão sistema operacional Android e função Google Cast, para se conectar mais facilmente a tablets e smartphones dessa plataforma.
Tecnicamente, os TVs Bravia 2015 da linha XBR – em tamanhos de 55″, 65″ e 75″- vêm com o novo processador 4K X1, que segundo a Sony melhor a reprodução das cores e os níveis de contraste. A tela tem apenas 4,9mm na parte superior, com pouco mais de 1cm embaixo, acoplada a uma base transparente que facilita a montagem na parede. Além desses, a Sony está exibindo na CES outros oito modelos de TVs 4K.