Nova linha 4K da LG utiliza painel Quantum Dot

A principal inovação apresentada pela LG na CES foi a linha de TVs 4K com painel QD (Quantum Dot), que chega ao mercado internacional a partir de abril. Na verdade, essa solução já vem sendo adotada desde o ano passado por fabricantes como Sony e Sharp, mas segundo a LG foram feitos aperfeiçoamentos para posicionar os TVs QD como top de linha da marca.

Boa parte dos especialistas considera a tecnologia de pontos quânticos como a maior inovação na produção de TVs desde o surgimento dos OLED. Como vem dando prioridade aos displays orgânicos, a LG acabou ficando para trás no desenvolvimento dos paineis QD, e agora busca recuperar esse espaço. Na prática, essa solução se baseia num painel adicional interno formado por pontos luminosos (dots) que ampliam em até 30% a gama de cores (veja neste vídeo). Com isso, consegue-se uma luminosidade mais próxima à dos OLEDs – a diferença é que, nestes, cada pixel é regulado individualmente, enquanto nos QD continua sendo necessário o uso de um painel de backlight.

lg_ultra_hdOs TVs QD da LG fazem parte da linha ColorPrime, que inclui todos os modelos 4K previstos para este ano. São TVs com painel IPS, como os anteriores, e dotados do sistema operacional WebOS 2.0, também anunciado no evento. Deles faz parte também a tecnologia que a LG chama Wide Color LED: os pixels são revestidos com camada de fósforo para acentuar as cores; há ainda dois novos processadores: Natural Color (para corrigir falhas na reprodução das cores) e Contrast Optimizer (que melhora os níveis de contraste).

Todos os novos TVs 4K da LG vêm com upscaling para conteúdos gravados em resolução mais baixa, além do decodificador HEVC 60P para captar imagens 4K da internet e das futuras transmissões de televisão nesse padrão.