Além de TVs, câmeras e videogames, a Sony reservou um espaço nobre em seu estande na CES 2015 para demonstrar a nova versão do Walkman. O lendário aparelho que revolucionou a indústria musical na década de 1970 agora está plenamente adaptado ao universo digital. Na verdade, já havia sido lançado no ano passado um player Walkman para áudio MP3 e congêneres, mas agora trata-se de uma proposta totalmente reformulada.
Com o código NW-ZX2, o novo Walkman é um player compatível com áudio de alta resolução. Pode reproduzir arquivos gravados não só em MP3, mas também nos formatos DSD, FLAC e ALAC (este adotado pela Apple), com frequência de amostragem de até 192kHz em 24-bit. Possui memória interna de 128GB e aceita cartões do tipo SD. Pode funcionar em rede Wi-Fi para acessar a internet e, segundo a Sony, sua bateria permite até 60 horas de reprodução contínua.
Trazendo o logotipo “Hi-Res”, o Walkman versão 2015 – previsto para chegar ao mercado internacional em abril – chama atenção pelo design estiloso, com cantos arredondados. E inclui uma série de avanços técnicos que a Sony diz ter desenvolvido nos últimos anos para propiciar ao usuário uma fidelidade sonora que não era possível nos modelos anteriores. Um desses avanços é o codec de comunicação LDAC, que segundo a empresa é três vezes mais eficiente que o Bluetooth convencional. Outra inovação é o processador DSEE HX, que faz upscaling dos arquivos musicais para melhorar a qualidade da audição.