Depois que lançar na Europa os primeiros TVs smart equipados com sistema operacional Android, a Philips está anunciando na CES 2015 a segunda geração desses aparelhos. A ideia é lançá-los este ano nos principais mercados latinoamericanos, incluindo o Brasil.
Segundo a TP Vision, joint-venture formada pela Philips com a chinesa TPV, todos os TVs da linha 2015 virão com Android instalado, permitindo acesso direto à loja de aplicativos Google Play. Embora outros fabricantes já tenham anunciado planos semelhantes, até agora a Philips foi a única que adotou, na prática, o sistema da Google (por enquanto apenas no mercado europeu).
A versão para TVs, chamada de “Android Lollipop”, sairá acompanhada de um SDK (software development kit), conjunto de instruções para desenvolvedores de aplicativos. “Queremos aproveitar o ecossistema Android, que está crescendo rapidamente”, diz Albert Mombarg, diretor da TP Vision. “Agora, os desenvolvedores terão mais facilidade para adaptar seus apps a qualquer tipo de aparelho, inclusive nossos TVs”.
Além da Google Play Store, os novos TVs Philips que estão sendo demonstrados em Las Vegas – numa sala fechada do Hotel Venetian – oferecem o já conhecido recurso Ambilight. Segundo a Google, cada fabricante pode utilizar um chipset diferente, desde que aprovado pela empresa – o processador deve ser de alta capacidade, para dar conta de toda a navegação e demais serviços comuns na plataforma Android.
A princípio, os TVs Philips com Android a ser lançados no mercado americano serão de 55 e 65 polegadas, com resolução 4K.