Apesar de uma queda de 2% nas vendas globais de TVs, o segmento de telas grandes, com resolução 4K, continua rendendo para a indústria eletrônica. A mais recente pesquisa da consultoria especializada Futuresource, divulgada nesta 4a. feira, indica que será de 147% o aumento nas vendas de TVs 4K ao final de 2015, subindo para cerca de 25 milhões de unidades.
A pesquisa se baseia em dados fornecidos pelos fabricantes, cobrindo todos os continentes. As vendas totais somaram 235 milhões de aparelhos em 2014, e devem ficar em torno de 230 milhões este ano. A expectativa é que o aumento maior nos modelos de tela grande não será suficiente para aumentar a lucratividade das empresas: a receita bruta no ano passado foi US$ 94 bilhões, e este ano deve ficar em US$ 91 bilhões.
A América Latina, puxada pelo impulso da Copa de 2014 e pelo cronograma de transição para a TV digital, foi a região onde as vendas mais cresceram: 4%. A Europa, com 3%, vem a seguir. As maiores quedas foram na Rússia e na Ásia/Pacífico (fora China), que representa 37% do mercado mundial.
Mesmo assim, a Futuresource está otimista para os próximos anos. Até 2019, diz o estudo, as vendas globais devem chegar a 260 milhões de TVs, sendo aproximadamente 100 milhões com resolução 4K.