Rivais históricas e principais fabricantes da TV da atualidade, as coreanas LG e Samsung entraram em mais uma polêmica esta semana. Em seu blog oficial, a Samsung anunciou que irá adotar em seus TVs 4K o logotipo “4K Ultra HD”, liberado pela CEA (Consumer Electronics Association) apenas para as marcas que seguem as regras da entidade. Segundo a empresa, estes são os “verdadeiros TVs 4K”.
Sem citar a concorrente, a Samsung alega que alguns TVs à venda no mercado internacional utilizam painéis do tipo RGBW (ou WRGB), que além dos três subpixels convencionais – vermelho, verde e azul – utilizam um quarto subpixel, branco. Segundo a Samsung, esse recurso retira 25% da quantidade de subpixels necessária para produzir a qualidade de imagem exigida em 4K. Atualmente, apenas a LG utiliza esse tipo de painel.
Em resposta, a LG admitiu que seus TVs da série UF6800, de 55” e 65”, utilizam painéis RGBW, mas negou que sejam de qualidade inferior. Embora em desacordo com as normas da CEA, que não são obrigatórias, a empresa garante que irá continuar comercializando esses aparelhos, cujo preço final é mais baixo que os TVs 4K top de linha. “Nossos testes revelaram que a performance desses TVs, em termos de gama de cores e saturação, é quase a mesma dos modelos RGB”, informou a empresa, em comunicado oficial.