A CEA (Consumer Electronics Association) anunciou oficialmente as especificações do padrão de vídeo HDR (High Dynamic Range), que a partir de agora passa a ser usado em TVs, projetores e players. A nova denominação deve servir de referência tanto para consumidores quanto para profissionais da área, visando identificar claramente produtos que apresentam melhor qualidade de imagem.
HDR é uma tecnologia derivada da fotografia, que permite ampliar a faixa de luminância, especificação que define os níveis de brilho no sinal gravado. As imagens precisam ser captadas com câmeras dotadas de sensores mais avançados, e todo o trabalho de pós-produção (incluindo a transferência para disco ou arquivo IP) deve respeitar essas características.
“Trata-se de um passo enorme para oferecer ao usuário uma experiência visual mais atraente”, diz Brian Markwalter, vice-presidente da CEA e responsável na entidade pelas áreas de pesquisa e padronização. “Nossas normas são voluntárias, mas acreditamos que serão essenciais para garantir a compatibilidade em toda a cadeia de produção de conteúdos em vídeo.”