Mesmo em períodos de estiagem o cuidado com a energia deve sempre vir em primeiro lugar. Equipamentos de áudio e vídeo podem ser seriamente danificados com a variação brusca da tensão nominal, o chamado surto, seja de 110 ou 220 volts, principalmente após uma breve interrupção da rede. Por isso, o condicionador de energia é o item indispensável em um home theater. Com capacidade para 1300W, o modelo da DMA1300S1ex, da empresa nacional GR Savage, tem como diferencial o Circuito Seguidor de Senoide.
Essa tecnologia, segundo o fabricante, age de modo mais fino na filtragem de interferências EMI/RFI e na proteção, atuando com maior rapidez no início do surto de tensão. Característica também importante é o transformador interno de 220V para 115V, para regiões onde a voltagem da rede que chega às residências é de 220V.
Já a energização sequencial – e programável – em blocos de tomadas evita surto de corrente e deterioração dos falantes por deslocamento abrupto do cone. Tudo pode ser gerenciado pelo display frontal com voltímetro digital e status de acionamento de proteção contra sobre ou sub tensão.
O condicionador da Savage possui 13 saídas de força, sendo três diretas, ou seja, permanentemente energizadas, além de conexões RF e trigger 12V, que permite ao condicionador ser ligado remotamente, a partir de controle de automação ou ativação no receiver.
Fonte: redação HOME THEATER & CASA DIGITAL / GR Savage