Como parte do Futurecom, feira e congresso internacionais de TI e Telecom que acontecerão em São Paulo no final do mês, está sendo organizado o primeiro evento sobre a tecnologia HomePlug no país. O HomePlug Latin America Summit irá reunir especialistas de vários países para debater e demonstrar esse tipo de conexão para redes residenciais.
HomePlug é um padrão de conexão do tipo powerline, que utiliza o cabeamento elétrico da casa para transmissão de áudio, vídeo, voz e dados. Não há necessidade de cabos adicionais; aproveita-se a mesma estrutura de tubulação já existente, plugando um adaptador nas tomadas de parede. Segundo a HomePlug Alliance entidade internacional que normatiza o uso desses conectores, as velocidades de transmissão podem chegar a 500 Megabits por segundo; nas redes convencionais, com cabo de rede, atinge-se no máximo 100Mbps.
Com apoio de vários fabricantes de equipamentos para redes (Broadcom, TP-Link, Cisco, Qualcomm e Duke Energy, entre outros), o HomePlug Latin America Summit pretende apresentar aos profissionais brasileiros as vantagens de substituir as redes atuais por esse padrão. Ainda segundo a HomePlug Alliance, a tecnologia é compatível com streaming de vídeo HD e 3D para qualquer cômodo da casa.
O encontro terá a presença do presidente da Alliance, Rob Ranck, que fará uma apresentação especial. Haverá ainda palestras de executivos dos fabricantes filiados e demos. Haverá ainda demonstrações de sistemas HomePlug integrados a Wi-Fi e com aplicações de Internet das Coisas e Internet Everywhere.