A Rede Globo apresentou nesta segunda-feira oficialmente a plataforma Globo Play. É a primeira vez que uma emissora brasileira oferece sua programação para acesso pela internet. “Não adianta ter o conteúdo se ele não chegar às pessoas. Há uma mudança permanente de hábitos, temos que nos atualizar na forma de entregar”, disse o diretor-geral da Globo, Carlos Henrique Schroeder.
Segundo ele, alguns programas da emissora hoje são mais assistidos pela web do que na transmissão linear, via rede aberta. Schroeder citou o caso da série Verdades Secretas: um dos capítulos atingiu audiência de 145 milhões de pessoas na TV, e teve 190 milhões de visualizações online. A emissora encomendou pesquisas que indicaram que o total de brasileiros hoje com acesso à internet é de 115 milhões, sendo que 38% possuem uma conexão de banda larga; além disso, 34% dos entrevistados disseram assistir a vídeos online.
A programação do Globo Play terá apenas conteúdo próprio da emissora, não entrando filmes nem séries estrangeiras. O usuário precisará se logar através do site globo.com. Será possível assistir a capítulos de novelas, shows, transmissões esportivas e telejornais, mas nem tudo será gratuito. Para ter acesso aos programas completos, será cobrada uma assinatura de R$ 12,90.