A Sony USA apresentou em setembro seus primeiros projetores 4K desenhados especificamente para o segmento de home theater. São modelos de longa distância, entre eles o modelo VPL-W5000ES, primeiro do mercado que possui dispositivo óptico baseado em laser e reproduz imagens gravadas com a codificação HDR (High Dynamic Range), destinada a ampliar o contraste e a gama de cores.
Em demonstrações durante a CEDIA Expo realizada na cidade de Dallas, técnicos da Sony destacaram a intensidade luminosa dos novos projetores, especialmente o W5000, especificado em 5.000 lúmens. Esse aparelho também é compatível com as novas normas BT.2020 para reprodução de cores, que devem ser usadas nas futuras fontes de sinal 4K; e com o padrão DCI-P3 color gamut, usado nas atuais produções de cinema.
Ainda segundo a Sony, que prometeu colocar o aparelho nas lojas por volta de abril, o W5000 virá com conectores HDMI 2.0a e codificação anticópia HDCP 2.2. Em suas demonstrações, a empresa informou que a unidade óptica a laser apresenta tempo de resposta muito mais baixo, permitindo ligar e desligar diversas vezes sem espera para resfriar; o tempo de vida útil é estimado em 20 mil horas.
Fonte: Twice