Pela primeira vez em sua história, que começou em 1930, a IFA – principal feira europeia de equipamentos eletrônicos de consumo – terá uma edição fora da Alemanha. Será nos dias 20 a 22 de abril de 2016, na cidade de Shenzhen, que concentra a maior parte dos fabricantes chineses. A Consumer Electronics China pretende se tornar o maior evento do gênero na Ásia.
Além de entrar nesse concorrido mercado, a estratégia da Messe Berlin, empresa que organiza a IFA, é atrair mais empresas chinesas para participarem de seu tradicional evento, que acontece em setembro na capital alemã. Três dias antes da CE China, será organizado em Hong Kong o IFA Global Press Conference, com a presença estimada de mais de 300 jornalistas de vários países.
“Assim como já acontece na IFA, queremos que o evento em Shenzhen seja aberto tanto aos profissionais do mercado quanto aos consumidores”, diz Christian Göke, diretor executivo da Messe Berlin. Nos últimos anos, a empresa – em parceria com a Federação das Indústrias Eletrônicas da Alemanha – vem expandindo as categorias de produtos exibidos na IFA, com grande ênfase em eletrodomésticos do tipo smart, que se conectam a redes e à internet.
A CE China tem o apoio do governo chinês, através da Comissão de Comércio e Informação, e da prefeitura de Shenzhen, além de grandes redes locais de varejo, como Alibaba e Gome.