O governo escolheu o conversor DTB-332 (foto), da D-Link, como o primeiro a ser distribuído às populações carentes para captar o sinal de TV Digital. O aparelho começa agora a ser entregue a beneficiários do programa Bolsa Família na cidade de Rio Verde (GO), definida para dar início ao chamado switch-off (desligamento do sinal de TV analógica).
Segundo a fabricante taiwanesa, esse conversor conta com software da TOTVS e inclui o middleware Ginga, para aplicações de interatividade. Além de sintonizar os canais digitais abertos, o aparelho oferece guia de programação e acesso à internet. Também possui conectores HDMI, USB, RCA, Ethernet e RF (entrada/saída), podendo ser conectado a modems 3G.
O conversor faz parte de um kit criado pelo Gired (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV),constituído para coordenar o processo de switch-off. A ideia é distribuir gratuitamente o kit a todos os cadastrados no Bolsa Família, o que soma cerca de 14 milhões de domicílios em todo o país.
No entanto, o calendário do desligamento não está sendo cumprido. O sinal deveria ter sido cortado em Rio Verde no último dia 30, mas pesquisas contratadas pelas empresas mostraram que a cidade está longe da exigência de 93% de residências com equipamento de recepção digital. O mesmo cronograma prevê que o switch-off seja realizado nas principais cidades do país, começando por São Paulo, a partir de maio de 2016.