Grande parte das pessoas que antes pensava em um sistema integrado de home theater in-a-box para instalar em uma sala pequena ou quarto agora acha mais viável ter apenas uma caixa para reproduzir a trilha de filmes, séries e jogos. As razões são simples: facilidade de instalar, ajustar e operar. Mas será que esse tipo de produto realmente é capaz de simular um envolvimento obtido por um conjunto de caixas? Foi para responder essa pergunta que testamos o modelo YSP-4300, da Yamaha, uma soundbar com capacidade surround para 7.1 canais.
24 alto-falantes
Ao desembalar a soundbar, com gabinete em alumínio e o subwoofer ativo sem fio, percebe-se uma construção superior à maioria dos modelos vendidos em magazines. Na YSP-4300 são 22 microfalantes de 2,8cm de diâmetro (1”) para liberar 2W cada, e mais dois woofers full-range de 6,5cm (2,5”) e 75W cada reforçando as médias frequências numa barra de 1m10 de largura por 8,6cm de altura. Um pequeno visor, no lado direito, mostra a entrada bem como o modo surround escolhido; logo abaixo, uma entrada USB aceita pen-drive ou HD externo com MP3 ou iPod/iPad, permitindo comandar toda a reprodução por meio do controle Yamaha. Sobre a caixa, só teclas de volume, seleção de entrada e liga-desliga.
Na parte traseira uma surpresa em se tratando de soundbar: quatro entradas e uma saída HDMI (com ARC), além de entradas digitais de áudio e estéreo analógica, que possibilitam conectar praticamente todas as fontes de sinal de um sistema convencional. A falta de conectividade Bluetooth ou Wi-Fi para reproduzir músicas de smartphones ou notebook enquanto escrevíamos esse texto foi sentida. No Exterior, o fabricante oferece opcionalmente o adaptador (dongle) YIT-W12 compatível com dispositivos USB e Apple (30 pinos), para transmitir sinal wireless até a soundbar, mas que infelizmente não é distribuído no Brasil.
Subwoofer sem fio
Já o subwoofer NS-WSW160 é um bass-reflex de 44cm de altura (ou 14cm, se instalado na horizontal), woofer de 6,5” e amplificação de 130W dinâmicos, segundo o fabricante. Por funcionar via radiofrequência, o sub slim pode ser instalado longe da soundbar, mais próximo do sofá, abaixo de uma poltrona, ou mesa de centro, desde que haja uma tomada de energia no local. Entre acessórios, um elegante controle remoto, que lembra até os da linha Aventage de receivers e modulares high-end da marca, microfone de calibragem e cabo digital óptico.
Instalação e ajustes
Bastou conectar um cabo HDMI entre a entrada ARC do TV e a saída homônima da caixa, e habilitar o sinal ARC no menu de ambos os aparelhos, para ver filmes e séries do Netflix em Dolby Digital 5.1. Nas outras entradas, conectamos PS3 e decoders de TV paga e media player, e ainda sobraram uma entrada HDMI e mais três digitais de áudio. Uma ideia muito bem pensada pelo fabricante foi incluir um repetidor de sinal infravermelho na parte traseira da soundbar. Quando posicionada exatamente à frente do sensor IR do televisor (o que geralmente acontece), a caixa não impedirá que o aparelho responda aos comandos do seu controle. O usuário poderá controlar o TV mesmo com a soundbar em standby.
Há várias opções de configurações que lembram um receiver, incluindo parâmetros para melhorar os diálogos, controles de graves, agudos, faixa dinâmica e UNIVOLUME – que estabilizam o sinal de áudio em intervalos comerciais. Como não há nenhum botão no subwoofer, o volume é atenuado pelo controle remoto. Ao plugar o microfone de calibragem automática é necessário aguardar pelo menos cinco minutos até que os ajustes de volume em todos os canais estejam prontos. Já durante esse processo foi possível ter uma percepção sensível, mas convincente, de divisão de canais, experiência poucas vezes vivenciada com soundbars.
Avaliação
Apresentado pela Yamaha há mais de uma década, o conceito chamado de “Projetor Digital de Som” é o que define essa soundbar com dezenas de falantes para simular 7.1 canais. Foram semanas ouvindo trilhas sonoras de filmes, séries e até jogos através da YSP-4300. Embora seja quase impossível ter uma ambiência similar à obtida por caixas traseiras, a sensação de envolvimento foi bastante satisfatória com todos os conteúdos.
Com recepção de áudio sem fio, o subwoofer permite total liberdade de posicionamento, porém, o melhor desempenho se deu na parte frontal da sala, por complementar com mais precisão os graves limitados da soundbar. A caixa oferece um total de 12 modos DSP (SPORT, TALK SHOW, DRAMA…), além de Dolby Pro-Logic IIx e DTS Neo:6 (para filmes, músicas, game) que ampliam o envolvimento a partir de sinal estéreo.
Vale lembrar que essa soundbar decodifica DTS-HD (MA e HR), Dolby TrueHD e Digital Plus. Os modos STEREO e TARGET não simulam surround e também não empolgaram nem mesmo no show Beyoncé – I Am… Yours An Intimate Performance At Wynn Las Vegas (Blu-ray Dolby TrueHD), provando que o forte desta soundbar é o som surround.
Ao pressionar a tecla BEAM no controle selecionamos o método de saída de áudio surround. As opções “5 BEAM” e “5 BEAM PLUS 2” tornam o som mais brilhante e detalhado. Por outro lado, preencheram bem nossa sala com alguns decibéis a mais, especialmente quando a trilha original era gravada em 5.1 ou 7.1 canais ao invés de PCM. Com sinal processado em DTS-HD raramente foi preciso aumentar o volume em mais de 60% em nossa sala de 20m2!
A partir dos sete minutos de Mad Max: Estrada da Fúria (DTS-HD MA), o clamor da comunidade ávida por água em um cenário pós-apocalíptico trouxe um envolvimento excepcional para uma soundbar. Mais adiante, a agitada trilha musical, explosões e o ronco dos motores foram apresentados com um bom impacto e uma ambiência interessante, que criaram em alguns momentos a ilusão de um sistema com canais surround.
FICHA TÉCNICA
MODELO: soundbar Yamaha YSP-4300 com subwoofer sem fio NS-WSW160 incluso
POTÊNCIA: 194W (2Wx22 + 75Wx2), 130W (dinâmico) do subwoofer
CONEXÕES: 5 HDMI versão 1.4 (1 saída com ARC), 2 digitais óptica, 1 digital coaxial, 1 estéreo analógico, IR (entrada/saída) e RS-232C (controle/atualização)
DIMENSÕES (L x A x P): 110 x 8 x 16cm (soundbar), 14 x 44 x 37cm (subwoofer)
PESO: 7kg (soundbar), 9kg (subwoofer)
FABRICANTE: Yamaha Musical do Brasil (www.yamaha.com.br)
GARANTIA: 1 ano