Muitos acreditam que ter um projetor de vídeo requer paciência com o tempo de liga-desliga, gastos com troca de lâmpada, energia elétrica, além de uma sala criticamente escura para se assistir a imagens com qualidade convincente. Tudo isso pode ser verdade, a menos que você opte por um modelo multimídia sem lâmpada (Lamp Free) com fonte de luz híbrida Laser&LED, de alto brilho.
Produzido no Japão e lançado no Brasil em 2015, o Core XJ-V2, da Casio, libera taxas de 3.000 ANSI Lumens. Não é exatamente um projetor para home theater de alto contraste e resolução Full-HD. Mas é um versátil multimídia de tecnologia DLP (Digital Light Processing) para filmes, séries, games e projeções de gráficos por longos períodos. Ao lado do modelo V1 – de 2.700 ANSI Lumens – o V2 é uma opção de baixo custo para projeções durante o dia, ou em ambientes impossíveis de controlar a luminosidade.
O visual “clean” e minimalista do seu chassi, desenvolvido para evitar a entrada de poeira no bloco óptico e manutenção periódica, chama atenção tanto quanto o seu tamanho reduzido, menor que um notebook de 14”. Há os botões essenciais ZOOM, FOCO, POWER e ENTRADAS (INPUT), para chavear entradas HDMI e RGB/VGA, já que os conectores serial RS-232C de controle e micro USB, de controle e atualização, não aceitam sinais de vídeo. Para acessar o menu, somente via controle remoto, aliás, fácil de perder de tão pequeno, mas intuitivo no uso dos ajustes e funções, como ZOOM DIGITAL, FREEZE (congela a imagem) e TIMER.
INSTALAÇÃO E AJUSTES
Por ser portátil, a instalação do XJ-V2 é muito facilitada. O ajuste de zoom óptico limitado a 1:1 exige distância de 3m entre projetor e tela para uma abertura de 92”. Ao instalar no teto, seja de frente ou traseira (retro), o uso do keystone digital é menos prioritário; já sobre mesa, o efeito trapézio torna-se praticamente inevitável, devido ao posicionamento da lente neste aparelho ser ligeiramente inclinado para cima.
Vale lembrar que o ideal é não usar o keystone e preservar a imagem de distorções e vazamentos de luz nas extremidades da tela, independente do projetor. No V2, não há configurações avançadas, apenas regulagens de brilho, contraste e temperatura de cor, sem assustar o usuário iniciante. Este ainda tem cinco tipos de ajustes de fábrica (PRESETS) a escolher mediante o tipo de conteúdo. Para filmes e séries, por exemplo, os modos NORMAL, TEATRO e NATURAL são as melhores opções.
SEM LÂMPADA = MENOS CONSUMO
São várias as vantagens de um projetor sem lâmpada, a começar pelo menor impacto que essa categoria de produto resulta na natureza. Sem o uso das lâmpadas de vapor de mercúrio – nocivas ao meio-ambiente –, os modelos com diodos laser e led são capazes de entregar a mesma potência luminosa, porém, com uma economia de energia superior a 50%.
Com isso, um Laser&LED pode alcançar durabilidade de até 20 mil horas. O V2 possui modo de Econômico (ECO MODE) com cinco níveis de operação, nos quais o brilho cai sensivelmente. O uso do modo ECO se justifica quando o conteúdo é de animação, game ou gráfico em uma sala com luminosidade controlada. Fato é que com o funcionamento normal o projetor da Casio consumiu cerca de 133 watts; no modo ECO1 106W; e no ECO5 cerca de 50W! E com o menor calor interno se tem também menor ruído de ventilação, portanto, menos distração.
AVALIAÇÃO
Cinco segundos é o tempo que leva para aparecer a imagem ao ligar o V2; quase o mesmo dos TVs de tela grande, acima de 70”. O desligamento é instantâneo e não é preciso tempo extra de resfriamento dos circuitos, como em grande parte dos modelos tradicionais com lâmpada.
O ponto negativo fica com a formatação de tela 4:3 (resolução XGA, de 1.024×768). Foi possível assistir a imagens 16:9, mas num enquadramento com contagem de pixels menor que a oferecida pelo painel. Com um Playstation conectado, vimos jogos, filmes em Blu-ray e séries do Netflix com imagens nítidas e contornos definidos. Conseguimos bom equilíbrio de cores e contraste com a combinação “sala escura e modo ECO1”.
Em Narcos e Meu Malvado Favorito 2, os tons eram vivos e intensos, embora sem a mesma fidelidade e nuances de projetores para home theater. Já quando decidimos ligar algumas luminárias e abrir as cortinas blackout da sala, o aparelho em operação normal (ECO OFF) deu conta do recado e produziu cores brilhantes e consistentes, sem aquele aspecto lavado de modelos de baixa luminosidade.
Jogos de futebol europeu transmitidos via operadoras NET e SKY pareciam estar sendo exibidos por um TV gigante tamanha era a saída de brilho do projetor portátil da Casio. Conclusão: o V2 pode ser uma boa opção para quem não dispensa uma tela grande a qualquer hora do dia e em qualquer lugar.
MODELO: projetor Casio XJ-V2
TECNOLOGIA: DLP com fonte de luz híbrida (Laser&LED)
RESOLUÇÃO: 1.024x768p (4:3)
CONTRASTE: 20.000:1
BRILHO: 3.000 ANSI Lumens
ABERTURA: 30” a 300”
CONEXÕES: HDMI, RGB, RS-232C, Micro-USB, áudio analógico
DIMENSÕES (L x A x P): 27 x 8,9 x 27cm
PESO: 2,9kg
VIDA ÚTIL ESTIMADA: 20 mil horas
RUÍDO DE OPERAÇÃO: 37dB (modo ECO OFF/Normal); 35dB (ECO1); 29dB (ECO5)
CONSUMO: 140W (modo ECO OFF/Normal); 130W (ECO1); 75W (ECO5)
GARANTIA: 3 anos
PREÇO: sob consulta
FABRICANTE: casio.com.br