As peças que compõem o Onkyo HT-S7700, incluindo receiver, cinco caixas acústicas, subwoofer, microfone de calibragem, cabos das caixas, controle remoto e antenas AM/FM, estão organizadas numa única embalagem de quase 40kg. Este é o primeiro sistema do tipo HTB que traz processamento de áudio Dolby Atmos, permitindo ampliar a sensação de envolvimento em filmes, séries, shows etc.
Diferente da maior parte dos conjuntos compactos para home theater, neste as caixas são de madeira, em construção simples, mas todas – exceto o subwoofer – munidas de pequeno suporte para fixação na parede. As frontais são de duas vias com woofer de 5” e tweeter domo de 1”; no topo, um falante full-range de 3,25” responde pelos efeitos Dolby Atmos. Outro full-range equipa cada surround. E a central, de apenas 11cm de altura, funciona com tweeter de 1” e dois falantes de 3,25”. O gigante do conjunto é o subwoofer de 46cm de altura e falante down-firing de 10”.
HDMI E BLU-RAY 4K
O receiver HT-R693 tem a aparência tradicionalmente sóbria da Onkyo e características praticamente idênticas às do modelo TX-NR636. Além de teclas para todos os ajustes, no painel há entradas HDMI-MHL, para receber até vídeos 4K gravados por smartphone, e USB, que aceitou nosso pen-drive recheado de arquivos FLAC de alta definição. Na traseira, mais conectores HDMI: são seis entradas 4K/60Hz combinadas a duas saídas, sendo uma espelhada e outra compatível com o protocolo HDCP 2.2 – tecnologia anticópia digital para futuras transmissões (via cabo ou DTH) e formatos de mídia em 4K (como Blu-ray).
SAÍDA ZONE2
Outra boa surpresa para um HTB é a possibilidade de sonorizar um segundo ambiente, via saídas pré-amplificadas Zone2 ou de terminais de caixas. Nesse último caso, porém, é preciso renunciar aos falantes Dolby Atmos, caixas front height ousurround back, e transformar o sistema em 5.1 canais, configuração fácil no menu SPEAKER SETUP da Onkyo.
CONEXÕES SEM FIO
Já as conexões Bluetooth e Wi-Fi atendem a quem não desgruda do smartphone, seja numa reprodução direta de músicas ou por rádios online. O receiver traz aplicativos de serviços de música, como Spotify, Deezer, Aupeo e TuneIn, entre outros, e encontra arquivos de áudio em servidores e computadores DLNA conectados na rede. Fizemos a seleção das estações online com base em gênero e localidade, e foi mais fácil com o app Onkyo Remote.
INSTALAÇÃO
Antes de instalar as caixas e ligá-las ao receiver, tarefa em que você despenderá algumas horas caso não terceirize a um profissional, sugerimos a substituição dos cabos originais. Embora sejam coloridos para facilitar a conexão de cada canal, esses fios simplórios, de apenas 0,51mm, sem dúvida limitam o desempenho do receiver.
Já o cabo mono do sub é longo e, uma vez plugado o microfone de calibragem ao aparelho, menos de dez minutos depois o sistema estava balanceado e pronto para uso. Ao checar as regulagens no menu, era possível alterar livremente as regulagens, o que é impossível na maioria dos HTBs. O receiver define em 80Hz o corte para frontais e central, 150Hz para surround e falantes “height” (ou Atmos) e 120Hz para subwoofer.
AVALIAÇÃO
Os desenhos ilustram a distribuição das ondas sonoras num sistema Dolby Atmos: mesmo que não haja caixas embutidas no teto, o som é direcionado para cima, reflete e volta na direção dos ouvintes.
A Onkyo pretende mostrar com o HT-S7700 que para desfrutar de som multidimensional não se exige a instalação de caixas no teto, inicialmente imaginada como a única configuração possível com o Dolby Atmos. Falantes montados no topo das caixas frontais, mas voltados para cima, geram dispersão sonora vertical com ondas que, refletidas no teto, podem criar uma sensação sonora espacial sobre nossas cabeças.
Foi o que sentimos com a trilha espetacular de Transformers – A Era da Extinção. Nas cenas onde gigantescos robôs se digladiam, se transformam em caminhões ou perseguem na estrada, há uma interessante imersão sonora. É diferente de um sistema 7.1 no qual caixas surround e surround back também criam uma agradável ambiência. O envolvimento traseiro é complementado por efeitos secundários partindo da área frontal da sala, o que de fato ressalta a ideia de som multidimensional.
Nossa referência de Dolby Atmos era, até o momento, um sistema de 5.1.2 com caixas de teto. As diferenças se fizeram sentir especialmente em intensidade sonora. Com os falantes Atmos sobre as caixas frontais, os efeitos foram mais sutis, difusos, mas ainda perceptíveis. A situação muda um pouco quando se tem disco de testes Dolby Atmos.
Mas notamos a diferença também em filmes e shows com trilha em 5.1 ou estéreo. Neste caso, com os processamentos de simulação (Dolby Surround, DTS Neo:6 e All Ch Stereo), o S7700 reproduz nos falantes “Height” o mesmo som direcionado às frontais, porém com volume mais alto que no Dolby Atmos.
Na trilha Dolby TrueHD de O Destino de Júpiter – erroneamente divulgada na capa como “D. Atmos” – o brilho mais reforçado pelos falantes Height durante o confronto entre os alienígenas obrigou a diminuir quase pela metade o volume e amenizar o controle de agudos no receiver. Nos dois títulos de ficção, os impactos nas explosões não foram tão fortes e profundos quanto esperávamos de um subwoofer de 10”, mas o HTB da Onkyo apresentou potência suficiente para impressionar numa sala de até 20m2.
FICHA TÉCNICA
Modelo: home theater Onkyo HT-S7700
Receiver
Potência: 95Wx7 (20Hz–20kHz, distorção harmônica total de 0,08% em 2 canais a 8 ohms)
Entradas/saídas digitais: 7/2 HDMI (v.2.0), 1 óptica, 2 coaxiais
Entradas/saídas analógicas de áudio: 7 entradas estéreo, saídas pré-amplificadas para Zone2, 2 subwoofers, P10 (fone)
Entradas/saídas analógicas de vídeo: 1/1 componente, 3/1 composto
Outras conexões: USB, Wi-Fi, LAN (RJ-45), Bluetooth,
Peso: 10kg
Dimensões (L x A x P): 43 x 17 x 33cm
Caixas*:Frontais/Height: woofers de 5”, 3,25” (H) e tweeter de 1”; 15 x 46 x 18cm
Central: woofers 3,25” x 2 e tweeter de 1”; 42 x 11 x 12cm
Surrounds: woofer de 3,25”; 11 x 23 x 9cm
* Impedância nominal de 6 ohms e potência admissível de 130W
Subwoofer: falante de 10”; 120W (saída); 31 x 46 x 40cm
Fabricante: www.onkyousa.com
Distribuição no Brasil: Disac