Uma tecnologia capaz de transmitir através de rede Wi-Fi áudio em alta definição, gravados a 192kHz por 24 bits, em formatos como FLAC, ALAC e WAV, a diversos dispositivos compatíveis em sistemas multiroom. Esta é a proposta do DTS Play-Fi, que permite reproduzir e comandar por aplicativo as músicas guardadas em qualquer dispositivo na rede ou transmitidas via streaming por serviços como Tidal, Spotify e outros, sem perdas, atrasos ou falhas. E a primeira fabricante de receivers a aderir ao novíssimo software da DTS é a também canadense Anthem, marca do mesmo grupo que produz as caixas Paradigm.
Os modelos MRX-1120 (140Wx11), MRX-720 (140Wx7) – ambos com o DTS Play-Fi e processadores Dolby Atmos e DTS:X – e MRX-520 (100Wx5) já estão disponíveis no Brasil, por intermédio da distribuidora Suonare. Todos possuem conexão HDMI 2.0a compatível com sinal 4K/60Hz e tecnologias de alta faixa dinâmica de tonalidades, como HDR e BT.2020, e de proteção HDCP 2.2. Outro destaque é o conversor (DAC) de 768kHz / 32 bits empregado em todos os canais para a conversão de áudio digital HD para analógico sem ruídos e distorções.
Já o recurso de calibragem avançada ARC (Anthem Room Correction), tradicional nos receivers e processadores A/V da empresa, agora, é orientado por um processador (DSP) Quad-core. Este analisa a resposta de cada caixa no ambiente para uma correção precisa no nível de volume e curva de frequências. O objetivo é obter parâmetros calculados para diferentes posições de audição, evitando comprometer a qualidade sonora com ressonâncias e colorações provocadas por móveis no ambiente.
Fonte: redação HOME THEATER & CASA DIGITAL / Suonare