Para muitos apaixonados por fones de ouvido refinados de nada adianta adquirir o melhor modelo se não houver um equipamento capaz de compatibilizar características de impedância e sensibilidade entre os fones e a fonte de áudio. Além de exercer essa tarefa, o Prime, amplificador high-end da empresa inglesa Meridian, possui funções de conversor digital para analógico USB e pré-amplificador de sinais para a conexão com amplificadores, receivers ou caixas acústicas amplificadas.
O produto, que acaba de chegar ao Brasil pelas mãos da distribuidora Som Maior, é também útil na conexão com sistemas baseados em computador ou notebook – Windows ou Mac. Internamente, seu conversor DAC de 192kHz por 24 bits permite a audição de formatos de alta resolução (HRA), incluindo o padrão MQA (Master Quality Authenticated) da própria Meridian. O Filtro Apodizante, o mesmo tipo presente nos controladores de referência da marca, elimina distorções comuns em gravações digitais antigas; enquanto a função Analog Spacial Processing, com dois níveis de ajustes, visa criar um campo sonoro mais amplo.
Ainda segundo a Meridian, o Prime é construído com o mesmo tipo de gabinete metálico utilizado nos equipamentos maiores e circuitos ativos mais próximos dos conectores, reduzindo o caminho dos sinais e interferências. Entre as conexões, oferece três saídas para fones para plugues de diferentes tipos, podendo utilizá-las simultaneamente; e entradas, USB assíncrona, analógicas RCA (banhadas a ouro) e mini plugue de 3,5mm, para receber iPod, smartphone ou tablet.
Já a alimentação do Meridian Prime pode ser feita diretamente na tomada, ou através do Prime Power Supply. Esse acessório, cujas dimensões e aparência são semelhantes as do amplificador Prime, evita a chegada de ruídos de corrente alternada aos estágios analógicos do circuito de amplificação, promovendo melhor qualidade de áudio.
Fonte: redação HOME THEATER & CASA DIGITAL / Som Maior