Lançada recentemente no Brasil, a caixa acústica Sopra Special Mustang Blue Edition, da empresa francesa Focal, apresenta uma pintura azul escuro brilhante, a mesma tonalidade do lendário “Mustang 68”, maior ícone da Ford. Além do impecável acabamento disponível em poucos mercados no mundo, a torre possui componentes avançados descendentes da série Utopia, top de linha da marca (veja teste do modelo Scala V2).
Os falantes usam o tradicional cone W Sandwich com duas camadas de tecido de vidro ensanduichando uma folha de espuma com densidade calculada. A novidade no driver é o motor com Circuito de Indutância Neutra (NIC), para controlar melhor o campo magnético; enquanto a tecnologia de Amortecimento de Massa Sintonizado (TMD) evita deformações no cone, sem comprometer a dinâmica.
Outra inovação está no conceituado tweeter Berillium de domo invertido, mas agora com um sistema chamado de corneta de carga infinita (IHL), que visa agudos de maior transparência e micro detalhes. Usando o mesmo princípio da Estrutura Gamma dos modelos Utopia, o gabinete dividido em três seções traz um conjunto de paineis MDF de 69mm, para garantir estabilidade e preservar a definição sonora.
O resultado é um corpo de 119cm de altura, 53cm de profundidade e peso de 55kg (cada). Com potência recomendada de 300W e sensibilidade de 91dB, a Sopra nº 2 opera com crossover de três vias, que rege tweeter de 1”, midrange de 6,5” e dois woofers de 7”, para respostas de 34Hz a 40kHz (+/-3dB), podendo se estender a 28Hz (-6dB).
Distribuição no Brasil: Audiogene
Fonte: redação HOME THEATER & CASA DIGITAL / FOCAL