Até o final de 2015, a base instalada de TVs smart – que dão acesso direto à internet – era de 16 milhões, sendo que 94% desses aparelhos foram adquiridos nos últimos dois anos. A informação consta de uma pesquisa divulgada pela empresa SmartClip, durante o congresso Proxxima realizado em São Paulo no início do mês e voltado a profissionais de marketing e mídia.
Com base no último censo do IBGE, divulgado no início do ano passado, calcula-se que existam no país mais de 103 milhões de TVs, ou seja, a proporção de modelos smart seria em torno de 15%. A pesquisa foi realizada em parceria com a LG e a Nielsen/Ibope, revelando que está crescendo o número de usuários que acessam pelo TV conteúdos por demanda, como Now e Netflix: serviços de vídeo correspondem a 45% do tempo gasto, em média, pelos brasileiros diante do TV.
Segundo Vitor Schiavo, gerente da LG, o percentual de TVs smart vendidos tende a aumentar, após ter chegado no ano passado a 60% do total. A pesquisa indicou ainda que 91% dos usuários se conectam habitualmente à internet e que 85% usam aplicativos para ver filmes e séries online. “No início, os fabricantes corriam atrás de parceiros para trazer conteúdos aos TVs smart”, diz o executivo. “Tínhamos 800 aplicativos sem muita relevância. A partir de 2013, os canais de TV é que começaram a procurar os fabricantes.”
FONTE: Converge.com