Na contramão da tendência mundial dos TVs smart, a fabricante americana Vizio acaba de apresentar sua primeira linha de displays 4K sem os já famosos apps. São também os primeiros modelos TVs dessa marca – hoje uma das mais vendidas na América do Norte – com processamento de vídeo HDR (High Dynamic Range), que proporciona maior amplitude de sinal.
Segundo a Vizio, que tem sede na Califórnia e é controlada em parte por investidores chineses, a ideia é propor um novo conceito em TVs para sistemas de home theater. Não há menu na tela, que funciona basicamente como um monitor. Os modelos da P-Series, em tamanhos de 50”, 55”, 65” e 75”, não possuem sintonizador de canais, nem acesso a aplicativos. Tudo é acionado a partir de um tablet Android Full-HD de 6”, que vem na embalagem. Usando o protocolo Google Cast, o usuário baixa os apps necessários no tablet e compartilha as imagens com a tela do TV. A ideia é que isso consome menos processamento do display, que assim é totalmente dedicado à qualidade da imagem.
O modelo mais barato da série Vizio P, de 50”, está sendo lançado por US$ 999. Possui painel IPS, que apresenta melhor visão lateral; o modelo de 55” é o único da linha com painel VA, o mais comum atualmente. As funções de streaming são executadas por um app chamado SmartCast, de modo semelhante aos dispositivos do tipo Chrome Cast, só que com uma diferença importante: o tablet que acompanha os TVs Vizio permite acessar conteúdos em 4K, e os TVs podem reproduzir até mesmo os programas de última geração, codificados em HDR.
FONTE: The Verge