A maioria dos brasileiros considera muito importante o acesso à TV por assinatura. Essa é a principal conclusão de uma pesquisa inédita divulgada nesta terça-feira pela ABTA (Associação Brasileira de TV por Assinatura). Na próxima semana, a entidade organiza em São Paulo a 24a. edição de sua Feira e Congresso, que irá discutir, entre outros temas, as mudanças de hábito do consumidor.
“A pesquisa confirma que a TV por assinatura é um serviço cada vez mais desejado pelos brasileiros”, comenta o presidente da ABTA, Oscar Simões. Para ele, esse é um fator importante para a retomada do crescimento do setor, que também foi impactado pela crise econômica. Entre abril de 2015 e abril de 2016, a base de assinantes caiu 4,3%. “Mas esse é até um número razoável, porque é menor que a queda do PIB, que foi de 5,7%”, analisa Simões.
O estudo encomendado pela ABTA, e realizado pela empresa de pesquisas Plano CDE, foi feito com 500 pessoas das classes B2 e C. Dos entrevistados, 74% disseram que a TV por assinatura é “uma das principais fontes de lazer” para suas famílias; e 70% confirmaram que se sentem “mais bem informados sobre o Brasil e o mundo” graças aos canais pagos.
Outros itens levantados nas entrevistas referem-se à sensação de segurança (74% responderam que se sentem “mais seguros” com os filhos em casa vendo TV) e à variedade de conteúdos oferecidos pelos canais. “Fizemos a pesquisa para avaliar a importância da TV paga para a faixa de população que geralmente utiliza a modalidade DTH (TV por satélite”, explica Simões. “Esse segmento foi o mais afetado pela crise. Ficou claro que nosso grande desafio é entender os novos consumidores e a mudança de hábitos que está ocorrendo”.
A Feira e Congresso ABTA 2016 acontece entre os dias 29 de junho e 01 de julho, com apoio da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL. Para mais detalhes sobre o evento, acesse o site oficial. Para se atualizar sobre esse mercado, visite nosso hot site TV por Assinatura.
FONTE: Revista HOME THEATER & CASA DIGITAL