Apesar do crescimento das redes sociais e da distribuição de conteúdos pela internet, a maioria das pessoas ainda prefere usar seu TV para buscar informação e entretenimento. É o que indica uma nova pesquisa internacional, que inclui o Brasil, divulgada na semana passada pela Discovery Networks. A empresa encomendou o estudo à inglesa Sparkler, que entrevistou cerca de 4.500 usuários em nove países.
Com idade entre 16 e 54 anos, os entrevistados – 500 deles brasileiros – confirmaram que estão adotando dispositivos portáteis, mas que a tela de TV continua sendo a mais importante em suas vidas. Ao todo, 63% dos brasileiros assistem aos programas na tela grande diariamente, e somente 21% o fazem pelo computador; 10% utilizam smartphone e 6% têm o hábito de ver vídeos no tablet.
A pesquisa “Television Beyond TV – Expandindo o Significado da Televisão”, apresentada durante o Congresso da ABTA em São Paulo, indicou também que a programação linear da televisão permanece na preferência dos consumidores em todos os países analisados (Austrália, EUA, Reino Unido, Itália, Dinamarca, Suécia, Noruega, México e Brasil). Nos três primeiros, é mais alta a porcentagem do que utilizam serviços de VoD, streaming e catch-up (busca de programas já exibidos).
Também foram detectadas mudanças de comportamento nos usuários: 71% dos brasileiros ouvidos ficam conectados a uma segunda tela enquanto assistem a seus programas preferidos; e 68% compartilham comentários sobre esses programas nas redes.