Numa parceria das operadoras NET e Claro com a Globosat, a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 será transmitida em resolução 4K. Como já aconteceu na Copa de 2014, as empresas irão gerar sinais experimentais do evento, que poderão ser captadas por assinantes com TVs compatíveis com essa tecnologia e receptores especiais.
“É mais um grande passo na evolução da TV por assinatura brasileira”, diz Marcio Carvalho, diretor de marketing do grupo América Móvil, que controla as duas operadoras. “Vamos transmitir o sinal 4K tanto via cabo (NET) quanto satélite (Claro)”. Segundo a operadora, serão distribuídos receptores 4K em alguns pontos do país, para especialistas e formadores de opinião, que poderão avaliar a qualidade do novo sinal 4K.
“A maior dificuldade é que não há padronização entre os aparelhos de TV”, explica José Alessandro Maluf, gerente de marketing da América Móvil. “Estamos fazendo uma série de testes, inclusive com sinal HDR, para levar ao ar a máxima qualidade possível, mas há diferenças entre os chipsets de cada fabricante”, acrescenta.