Um novo conceito na relação entre o telespectador e seu aparelho de TV: é isso que propõe a gigante suíça Nagra, que fornece soluções para operadoras e provedoras de vários países. Durante a feira ABTA 2016, realizada no final de junho em São Paulo, a empresa demonstrou o IntuiTV, um tipo diferente de receptor para serviços de TV por assinatura. Além dos canais convencionais, o aparelho permite acessar todas as fontes de conteúdo definidas pelo usuário.
“Nossa percepção é que tudo precisa ser integrado e estar acessível do modo menos complicado para o consumidor”, explica Thierry Martin, vice-presidente da empresa para a América Latina. “O IntuiTV foi desenhado para captar não apenas os canais que a operadora oferece ao assinante, mas tudo aquilo que ele achar interessante em vídeo. A facilidade de acesso e navegação foi a nossa maior preocupação.”
Segundo Martin, o aparelho (foto) pode ser acionado por um controle com tela de toque, similar à de smartphones e tablets, ou através de aplicativo no próprio aparelho que o usuário já tem. Para troca de canal, por exemplo, usa-se o recurso swipe (“arrastar”). As interfaces de cada aplicativo utilizado (YouTube, Netflix, Facebook etc.) aparecem na tela exatamente como no computador. “O acesso às redes sociais pelo TV passou a ser fundamental”, diz Martin, “pois a quantidade de vídeos que circulam por esse meio é cada vez maior. Essa é sem dúvida uma tendência do mercado mundial”.
O IntuiTV está agora em estudos junto a operadoras brasileiras que tenham interesse em oferecer mais serviços a seus assinantes. A Nagra informou que já tem condições de fornecer o aparelho compatível com sinal 4K.