Desde a última sexta-feira, quando foi realizada a cerimônia de abertura da Rio 2016, a equipe da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL está acompanhando as transmissões experimentais da Globosat com equipamento 4K HDR. Esse tipo de sinal, que apresenta maior nível de contraste e brilho das imagens, só é reproduzido por alguns modelos de TV recém-lançados no mercado brasileiro.
Além da abertura (foto), a Globosat – através de um canal especial do SporTV – programou transmitir também competições de basquete, ginástica, vôlei de praia e natação com equipamento 4K HDR. Para assisti-los com essa qualidade, é necessário baixar no TV o aplicativo SporTV Rio 2016; também acontecem experiências através do canal online da TV Globo (Globo Play). No canal especial, os eventos captados com HDR são transmitidos ao vivo e depois reprisados ao longo dos Jogos.
HDR (High Dynamic Range) é um novo tipo de processamento que começa já na captação das imagens. As câmeras conseguem registrar maior amplitude de branco e preto, o que se traduz em taxas de contraste mais altas. Também são capazes de captar mais nuances de cores, produzindo tonalidades mais naturais. Outra característica do sinal HDR é a maior luminosidade: acima de 1.000 nits, o dobro do que se consegue com um equipamento 4K convencional.
Novos TVs top de linha da Samsung, Panasonic, LG e Sony são compatíveis com HDR. Dois deles – os modelos Panasonic TC-65DX900B e Samsung KS9000, ambos de 65” – foram cedidos pelos fabricantes à equipe da revista, que neste momento está analisando as imagens. A operadora NET também forneceu um decoder compatível com sinal HDR, que por enquanto ainda não está sendo comercializado.