Enquanto nos países ocidentais o mercado começa a usar mais intensivamente a tecnologia 4K, no Japão dois dos maiores fabricantes do mundo anunciaram planos de desenvolver o padrão 8K. Nesta sexta-feira, Sony e Panasonic comunicaram em Tóquio que estão se associando à rede de TV estatal NHK para implantar até 2020 o padrão Super Hi-Vision, que oferece quatro vezes mais resolução.
A tecnologia popularmente conhecida “8K”, com mais de 33 milhões de pixels (7.860 x 4.320), é vista no Japão como uma chance do país retomar a liderança no desenvolvimento de TVs, já que nos últimos anos essa posição foi conquistada pelos fabricantes coreanos (LG e Samsung são hoje líderes nas vendas desses aparelhos). O consórcio NHK-Sony-Panasonic visa colocar equipes das três empresas trabalhando em conjunto, tanto na produção de TVs, players, decoders e câmeras quanto na distribuição do sinal 8K via TV terrestre.
A Sony foi a primeira fabricante a lançar um produto 8K: a câmera de vídeo profissional F65 Cine Alta, já adotada por algumas produtoras de cinema e emissoras em alguns países. Durante a Rio 2016, foram realizados testes com esse tipo de equipamento, gerando sinal em conjunto com a TV Globo e enviando-o ao vivo do Rio para o Japão. Segundo a NHK, foram produzidas mais de 100 horas de conteúdo dos Jogos em 8K (mais detalhes aqui).