Embora tenha informado, no início do ano, que não iria aderir ao formato Blu-ray 4K, a Sony anunciou durante a CEDIA Expo, realizada na semana passada em Dallas, o lançamento de seu primeiro player dessa categoria. Os discos Blu-ray 4K permitem obter a melhor qualidade de imagem possível atualmente, com 3.840 x 2.160 pixels, com total estabilidade de sinal.
Meses atrás, Samsung e Panasonic anunciaram os primeiros players Blu-ray 4K, já à venda em alguns países. Também já foram lançados nesse formato filmes como O Regresso, Deuses e Reis, The Lego Movie e Mad Max, entre outros. Para assistir a esses conteúdos, tanto o player quanto o TV precisam ser compatíveis com sinal 4K. No caso dos TVs, é imprescindível o conector HDMI 2.0; alguns filmes podem vir no padrão HDR, com mais brilho e contraste, mas somente os modelos mais avançados de TV conseguem reproduzir esse sinal.
Um dos diferenciais da Sony em relação às marcas concorrentes é que, pelo menos no mercado americano, seu player Blu-ray 4K só será comercializado em lojas especializadas. O modelo UBP-X1000ES, que terá preço final mais alto (ainda não confirmado), reproduz conteúdos em HDR e também arquivos de música em alta resolução, nos padrões LPCM (até 192kHz) e DSD (até 11,2Mhz), incluindo conversor DAC de 32-bit.
A Sony anunciou também que o player permitirá streaming em 4K de serviços como Netflix e YouTube. E está negociando acordos com empresas de automação (como Control4, Crestron e Savant) para integrar o aparelho a esses sistemas.
Fonte: The Verge