Uma nova pesquisa divulgada pela CTA (Consumer Technology Association) mostra que a maioria dos consumidores (62%) pretende adquirir um dispositivo 4K nos próximos 12 meses. A entidade não divulgou detalhes sobre como foi feito o levantamento. Pelos depoimentos obtidos, 80% dos usuários levam mais em conta o tamanho dos TVs na hora de escolher, enquanto 62% dão mais importância à qualidade de imagem.
Segundo a CTA, este ano a indústria colocará no mercado mundial cerca de 15 milhões de TVs 4K UHD, com faturamento recorde de US$ 12 bilhões. Será um crescimento de 105% sobre 2015, quando foram vendidas 7 milhões de unidades. Confirmando a previsão, o segmento UHD passará a responder por quase metade do mercado global de TVs. Quatro de cada vez aparelhos será 4K.
Ainda pelos dados da principal entidade da indústria eletrônica, um dos principais fatores para a expansão desse segmento vem sendo a queda de preços. O valor final médio de um TV 4K era de US$ 1.048 no ano passado, e agora passou para US$ 861. O crescimento está sendo mais rápido que o registrado durante a transição dos TVs analógicos para os digitais, na década passada.
Outro dado apontado por Jeff Joseph, diretor de Comunicações da CTA, é o crescente investimento das produtoras de conteúdo, emissoras de TV e provedores de internet em conteúdos 4K. “Não há dúvida de que 4K é o futuro da indústria”, diz ele. “Quando as pessoas vêem aqueles 8 milhões de pixels, quatro vezes mais que um TV comum, elas passam a acreditar”.
FONTE: Rapid TV