Em seu mais novo levantamento sobre o mercado mundial, a Blu-ray Disc Association (BDA), que reúne fabricantes de players e produtores de filmes e discos, anunciou que, apesar da crise, as vendas continuam crescendo. Com o lançamento do formato Blu-ray 4K, no início do ano (ainda não disponível no Brasil), a entidade diz estar havendo “novo impulso” ao setor.
Com base em dados da consultoria Futuresource, a BDA informou que as vendas de players Blu-ray 4K este ano devem ultrapassar a marca de 700 mil unidades só no mercado americano; o cálculo não inclui as vendas de consoles Xbox compatíveis com esse tipo de disco. Esse número representa 44% das vendas mundiais previstas. Atualmente, há três modelos de players à venda: Panasonic, Philips e Samsung (além do Xbox One).
Quanto aos discos, seis dos sete grandes estúdios de Hollywood já lançaram títulos em Blu-ray 4K: Fox, Lionsgate, Paramount, Sony, Universal e Warner. Ao todo, 90 produções estão disponíveis no formato, com a promessa de mais 10 até o final do ano.
Uma razão para o otimismo da entidade é o aumento nas vendas de TVs 4K. A estimativa é que até 2020 cerca de 50% do mercado americano seja de TVs desse tipo. E está em preparação nos EUA uma campanha para mostrar que os discos Blu-ray são a melhor maneira de ter acesso a conteúdo 4K, com resolução quatro vezes mais alta. A BDA pretende distribuir um folheto explicativo nos pontos de venda, incentivando os consumidores a adotar o formato.
FONTE: CE Pro
Temas relacionados: