Depois de 40 anos unida à japonesa Toshiba, a fabricante brasileira Semp anunciou uma nova joint-venture, agora com o grupo chinês TCL. Maior fabricante de displays da China, o TCL se compromete a investir a maior parte dos R$ 200 milhões previstos para aumentar a participação no mercado brasileiro.
A Semp Toshiba S.A. foi fundada em 1977 e encerrou as atividades este ano. Desde agosto, passou a existir a Semp TCL, que se dedica à produção de TVs em Manaus, onde a Semp mantém uma importante área fabril, utilizando tecnologia dos chineses. O Grupo TCL, fundado em 1981, além de ter grande participação no mercado asiático, é dono de marcas como Thomson, Alcatel e RCA; também fornece painéis para diversos fabricantes, e atua também na produção de telefones celulares e eletrodomésticos.
“Como a Toshiba desativou sua divisão de TVs, precisávamos de um outro parceiro forte em tecnologia”, conta Ricardo Freitas, CEO da Semp TCL. “Por outro lado, o TCL precisava de alguém com base sólida no Brasil”, acrescenta, lembrando que a Semp mantém uma rede com mais de 8 mil pontos de venda no país, além de 400 locais de pós-venda ( mais detalhes aqui). Segundo ele, o acordo permite continuar comercializando alguns produtos com a marca Toshiba.
Em visita ao Brasil na semana passada, o diretor de marketing internacional do TCL, Ranjit Gopi, comentou que o grupo está muito animado com as perspectivas do mercado brasileiro, apesar da atual recessão. “Não é um investimento a curto prazo”, diz ele. “Essa parceria é estratégica para a expansão da TCL Multimedia. Queremos aproveitar a extensa rede da Semp e sua experiência local”.
Já estão no mercado alguns dos primeiros TVs desenvolvidos pela Semp em conjunto com a TCL. A partir do início de 2017, a linha será bastante ampliada. Para o futuro, há planos também para os segmentos de linha branca e ar condicionado.
FONTE: revista HOME THEATER & CASA DIGITAL
Temas relacionados:
Vídeo: mostramos um TV Toshiba de 65 polegadas
Semp Toshiba lança TVs 4K com Android
Toshiba se retira do segmento de TVs
Fabricantes de TVs adotam sistema Google Cast