Chromecast, recurso lançado pela Google em 2015 na forma de um minúsculo drive USB, está ganhando a adesão de diversos fabricantes. Na edição 2017 da CES, realizada em Las Vegas na semana passada, algumas das principais marcas da indústria eletrônica, apresentaram produtos que trazem embutida essa tecnologia.
Se os drives avulsos – já comercializados inclusive no Brasil – permitem transformar em smart um TV comum (basta que tenha uma entrada USB), agora existe uma série de aplicações para facilitar o compartilhamento de conteúdos nessa plataforma. Chromecast utiliza qualquer rede doméstica Wi-Fi para interconectar aparelhos como TVs, receivers, soundbars, projetores e sistemas de home theater.
Um dos fabricantes que estão adotando Chromecast em várias linhas de produtos é a Harman JBL. Durante a CES, a empresa – recentemente adquirida pela Samsung – exibiu a caixa acústica JBL Playlist (foto), equipada com processador interno capaz de reproduzir áudio de alta resolução (96kHz, 24-bit) usando a conexão sem fio. O aparelho também aceita comandos de voz, com o assistente Google Home.
Por sua vez, a Sony demonstrou as primeiras soundbars com Chromecast integrado, que também pode receber sinais via Bluetooth e NFC, outros dois padrões de transmissão sem fio. Um dos modelos reproduz áudio Hi-Res e oferece conexão automática com o serviço de música Spotify.
A nova linha de receivers da Onkyo, que chega ao mercado internacional em meados do ano, também terá Chromecast integrado. O mesmo vale para alguns dos novos TVs 4K da Philips, em tamanhos de 65”, 55” e 49” (este com preço sugerido de US$ 1.000, para o mercado americano). A empresa anunciou ainda que terá em breve um TV 4K mais simples, de 43’, com Chromecast, por US$ 530.
Atualmente, são mais de 1.000 apps compatíveis, que dão acesso a cerca de 200 mil vídeos (entre filmes, shows e séries) e nada menos do que 30 milhões de músicas.
FONTE: Twice