Simplicidade do áudio sem fio, em 360 graus, somada a um design futurista e sofisticado: esses são os conceitos por trás das caixas acústicas BeoSound 1 e 2, recém-lançadas no Brasil pela Bang & Olufsen. A marca dinamarquesa que é sinônimo de design avançado em áudio pretende atrair consumidores de alto padrão que desejam ter em casa espaços onde a música se integra naturalmente ao ambiente.
As duas novas caixas são feitas de alumínio robusto, com desenho em forma de cone, e podem ser instaladas em qualquer ponto da casa: mesa, estante, prateleira, piso ou até na área externa. Os graves se propagam a partir da base, onde está o woofer de 8” que, segundo o fabricante, atinge até 35Hz. A parte superior é aberta, com o design que a B&O chama de “lentes acústicas” para propagar os sons em todas as direções (360 graus), uma unidade giratória para controle de volume e teclas de toque (PLAY, ON/OFF e seleção de fonte) com sensores de presença, para acionamento mais rápido e suave ( veja este vídeo).
As duas caixas foram desenhadas para comunicação sem fio e aceitam sinal via Bluetooth 4.1 ou rede Wi-Fi, e podem funcionar também usando protocolos como Google Cast, AirPlay e DLNA. Para reprodução de música online, já trazem integrados aplicativos como Spotify, Deezer e TuneIn.
O modelo BeoSound 1 pesa 3,5kg e mede 34cm de altura, enquanto a BeoSound 2 (foto) tem 4,1kg e 43cm. Ambas possuem amplificação classe D independente para as unidades de graves (2x20W), médios (2x11W) e agudos (40W). A comercialização no Brasil é feita pela Disac.