Um acordo inédito pode colocar lado a lado os dois maiores rivais da indústria eletrônica mundial. As coreanas Samsung e LG estão negociando o fornecimento de painéis LCD para não prejudicar a produção de displays. A Samsung, que até agora comprava painéis da Sakai (joint-venture entre a japonesa Sharp e a chinesa Foxconn), passaria a adquiri-los da LG.
Fontes das duas empresas em Seul confirmaram as negociações nesta segunda-feira, embora ainda não tenha ocorrido anúncio formal do acordo. Após a Sakai decidir pela redução de seus negócios, analistas de mercado passaram a especular sobre a falta de painéis LCD este ano. A Samsung é o maior fabricante mundial de TVs e, portanto, seria a mais prejudicada com esse problema. “Teríamos um efeito dominó”, comentou Chung Won-sul, da consultoria HI Investment, de Seul. “Com a mudança na Sharp, não apenas a Samsung mas também a Sony terão dificuldades no abastecimento de painéis”.
Pelos dados oficiais, a Sakai fornece à Samsung cerca de 4 milhões de painéis para TVs de tela grande por ano. Mas a compra da Sharp pela Foxconn, no ano passado, fez mudar esse cenário. Boa parte da produção da Sakai vai agora para fabricantes chineses. A decisão provocou atrito entre os dois grupos: a Samsung entrou com ação judicial nos EUA pedindo à Sharp uma indenização de US$ 429 milhões.
Pelo acordo divulgado agora, a LG Display forneceria pelo menos 3 milhões de painéis por ano à Samsung Display.
FONTE: Bloomberg
Temas relacionados:
Samsung compra a Harman por US$ 8 bilhões
Fabricantes decretam a “morte” dos TVs 3D
Chegam ao Brasil TVs 4K com HDR mais avançado
Novos TVs têm apenas 2,5mm de espessura