Após a confirmação do fim das transmissões de TV analógica em São Paulo, a partir de 29/03, um programa especial está sendo montado para orientar as famílias que precisarão trocar seu equipamento. Um convênio foi anunciado pela ABERT (Associação Brasileiras das Emissoras de Rádio e TV), com a Fiesp e o Senai, para capacitar estudantes da área, que visitarão milhares de residências no Estado com essa finalidade.
Segundo as entidades, a estimativa é de treinar cerca de 75 mil alunos do Senai para atuar nas 39 cidades da Grande São Paulo onde o sinal analógico será cortado. O chamado switch-off faz parte do calendário do governo federal, em conjunto com emissoras e operadoras, para universalização da TV digital. Brasilia foi a primeira grande cidade do país a executar esse procedimento. Só conseguirão captar o sinal digital de TV aberta as residências que tiverem o equipamento adequado, com antena e receptor compatíveis.
A chamada “patrulha digital” será formada por estudantes de eletrônica, eletrotécnica, refrigeração, telecomunicações, informática e edificações; o curso terá início ainda em fevereiro e, ao final, os alunos terão certificado de participação. Em seguida, serão enviados para percorrer casas nas 39 cidades e orientar os usuários sobre como instalar corretamente os aparelhos. Abert e Fiesp decidiram aproveitar a oportunidade para promover a capacitação técnica dos jovens, que aprenderão a instalar os equipamentos e a partir daí poderão se desenvolver nessa profissão.
De acordo com o comunicado oficial da Abert, que representa diversas redes de TV, o sinal analógico só será efetivamente desligado quando atingido o percentual mínimo de 93% dos domicílios existentes em cada cidade. Portanto, a data de 29/03 pode ser estendida, como já aconteceu na capital federal.
As cidades onde os transmissores serão desligados nessa fase são: Arujá, Barueri, Biritiba-Mirim, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Guarulhos, Ibiúna, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jandira, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, São Paulo, Suzano, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.
FONTE: Abert/SET
Temas relacionados:
TV analógica chega ao fim em SP, mas…
Como melhorar a imagem do TV, mesmo sem 4K
75 mil alunos vão ajudar população a usar TV digital
Por que o painel é importante na reprodução do TV