Em mais uma iniciativa inovadora, a Amazon criou uma divisão de “Home Services” para explorar o segmento de automação residencial. Após o êxito de produtos como o Echo – caixa acústica sem fio que funciona para som ambiente e também como assistente de voz para acionamento de dispositivos na casa – a empresa anunciou que está expandindo seus investimentos nessa área. Uma das novidades é o Smart Home Consultation, no qual o usuário pode agendar visitas de técnicos para ajudá-lo a configurar ou personalizar os equipamentos domésticos.
Segundo a Amazon, os técnicos não fazem instalações, mas orientam sobre os produtos compatíveis às necessidades do usuário – a orientação pode ser complementada depois, através de um atendimento online, por uma equipe da empresa, identificada como In-Home Experts. Ao se cadastrar, o usuário pode aprender em alguns passos a acionar seus dispositivos por voz ou app do smartphone. Por enquanto, o serviço inclui streaming de vídeo, comandos básicos de segurança na casa, controles de luz e temperatura. Mas a empresa mantém desenvolvedores para criar novos recursos.
Durante a ISE 2017, feira de tecnologia profissional realizada em Amsterdã na semana passada, a Amazon demonstrou alguns recursos de seus dispositivos portáteis já lançados, inclusive o Echo. A principal novidade está na ampliação do aplicativo Alexa, que ganha propriedades de um sistema operacional. Foram exibidas as versões para Crestron, entre outras marcas de automação. O Alexa se baseia totalmente na voz dos usuários, com gerenciamento em nuvem, para acionar música, alarmes e até responder a perguntas genéricas, como “vai chover hoje?” ou “que comédias posso assistir agora”?
FONTE: CE Pro