Uma das marcas mais respeitadas entre os profissionais de áudio/vídeo, a italiana SIM2 decidiu lançar – por enquanto, apenas no mercado americano – seu primeiro sistema de projeção HDR. Ao contrário da maioria dos fabricantes, a SIM2 até hoje não aderiu ao padrão 4K, por considerá-lo ineficiente. E, embora todos os TVs e projetores HDR atuais sejam 4K, a marca italiana vai contra essa corrente.
Durante a ISE ( Integrated Systems Europe), realizada no início do mês na Holanda, a SIM2 montou uma sala especial para demonstrar seu HDR Dual System. Trata-se de um equipamento com dois projetores Full-HD sincronizados para duplicar a quantidade de luz e, assim, obter imagens de maior impacto, mesmo não sendo Ultra HD. “Fiquei impressionado com essa ideia”, comentou Joe Kane, consultor de várias empresas e que foi contratado pela empresa italiana para referendar o produto.
Falando aos visitantes da ISE, Kane explicou que o processamento HDR (High Dynamic Range) de fato amplia a capacidade de reprodução de cores, ainda que usando conteúdos em Full-HD, e não 4K. “Eles conseguiram resultados melhores, em termos de brilho, do que eu vi até hoje em cinema digital”, comentou o especialista, que entre outras realizações foi o criador do DVD Essentials, disco de referência para ajuste de imagem, lançado no final dos anos 90.
Segundo a SIM2, que já havia exibido o protótipo do HDR Dual para convidados na CEDIA, em setembro, o sistema se baseia no uso de dois projetores em conjunto (foto), aumentando a percepção de faixa dinâmica – a diferença entre os pontos mais claros e os mais escuros de cada quadro. Nas gravação, isso é feito controlando com mais precisão a entrada de luz, mas ainda são poucos os TVs e projetores capazes de identificar o sinal.