Nesta quarta-feira 29/03, encerram-se oficialmente as transmissões de TV analógica (aberta) na capital paulista e em outras 38 cidades do Estado. Apesar da resistência das emissoras, os transmissores terão de ser desligados conforme o cronograma estabelecido pelo governo federal e pelo Gired (Grupo de Implantação da TV Digital), formado pelas operadoras de telefonia celular. A ideia é que as frequências até hoje utilizadas pelos canais de TV sejam digitalizadas e transformadas numa nova rede de celular 4G, mais ampla e eficiente que a atual.
Segundo a Anatel, se o desligamento tivesse ocorrido no último dia 24, 95% dos domicílios da região já estariam prontos para receber o sinal digital das emissoras. Nesse dia, encerrou-se pesquisa encomendada ao Ibope para verificar o número de famílias afetadas pela mudança. As emissoras exigiam que pelo menos 93% delas estivessem cobertas. O governo federal distribuiu a famílias de baixa renda um total de 1,2 milhão de kits digitais, com antena e receptor, que podem ser acoplados a TVs antigos.
São estas as cidades onde o sinal analógico será desligado na quarta-feira (além da Capital): , Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Guarulhos, Ibiúna, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jandira, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, Suzano, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.
Mesmo com o fim das transmissões analógicas, porém, a Anatel informou que durante 30 dias os telespectadores continuarão recebendo informativos sobre a mudança, nos canais abertos. Para quem utiliza TV por assinatura, nada será mudado.
Depois de Brasilia e São Paulo, as próximas regiões metropolitanas programadas para o switch-off da TV analógica são Goiânia, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte e Recife. Para saber mais sobre esse cronograma, clique aqui.
FONTE: Anatel