Apesar de representar uma pequena parte do mercado, os reprodutores de Blu-ray Ultra HD 4K superam as vendas unitárias de players de Blu-ray convencionais neste momento. Só em 2016 foram 300 mil unidades vendidas em todo o mundo, de acordo com a Blu-ray Disc Association (BDA).
Além disso, o novo formato encerrou 2016 com 110 títulos lançados e 20 milhões de discos vendidos. Outros 8,4 milhões de títulos BDs UHD podem ser vendidos em 2017, segundo a estimativa da Futuresource Consulting, embora isso represente apenas 4% das vendas mundiais de discos Blu-ray.
Em contrapartida, a fonte de sinal dominante para conteúdo em 4K continua crescendo com o streaming da internet. Já são mais de 17 milhões de famílias em todo o mundo que possuem TV Ultra HD e acesso a esse tipo de conteúdo a partir de um serviço de assinatura.
No mercado americano, fabricantes como LG e Sony passaram a oferecer reprodutores de Blu-ray 4K logo após Panasonic, Philips e Samsung. Já no Brasil, as empresas afirmam não ter planos de lançamento, vez que apostam no sucesso do streaming com os seus consumidores de TVs Ultra HD.
A saída para ter um reprodutor de Blu-ray 4K com garantia e suporte técnico é aguardar a chegada no segundo semestre deste ano do Xbox One S, apesar do console ser oferecido extraoficialmente há alguns meses em lojas virtuais; ou encomendar um player marca Oppo, através de sua importadora oficial no Brasil.
Fonte: Sound&Vision /revista HOME THEATER & CASA DIGITAL