Tomar conta do bebê ou do animal de estimação, controlar a distância as luzes da casa, verificar se há algum visitante indesejado e até controlar vazamentos de água: estas são algumas das atividades facilitadas pelos kits de automação. Esses são dispositivos minúsculos e de baixo custo, que se comunicam usando redes de RF ou mesmo a comunicação via rede elétrica, permitindo acrescentar novos recursos a qualquer hora.
A americana Insteon, representada no Brasil pela Smartnex, é uma das empresas mais avançadas no segmento de automação sem fio, que une praticidade à confiabilidade na comunicação. “Tudo é muito fácil de instalar e de usar”, diz Eduardo Ventura, diretor da Smartnex, que distribui no Brasil também itens como termostato, câmera Wi-Fi, dimmer, painéis de parede e dispositivos para monitoramento de energia, além de dispositivos multimídia. “Hoje em dia, todo mundo busca essa praticidade, só que ela tem de ser aliada à segurança e à eficiência dos produtos”, acrescenta Ventura.
Os kits de automação da Insteon vêm com um hub para acionamento remoto via aplicativo iOS, Android ou Windows Phone. Dentro da casa, a comunicação é por rádio-frequência (RF), combinada com o padrão PLC (Power Line Communications), com cabos de rede circulando também os sinais de energia elétrica. Isso, segundo Ventura, aumenta em até 100 vezes a confiabilidade do sistema, além de simplificar a instalação, já que não há necessidade de quebrar paredes ou passar novos fios.
Um dos kits possui sensor para vazamentos, aplicação das mais comuns hoje entre as seguradoras, já que os danos potenciais são enormes: o sensor identifica o problema e imediatamente envia mensagem de alerta; pode ainda ser programado para acionar um sistema de segurança da casa.
A Smartnex comercializa no Brasil também os kits “baby” (para monitoramento de bebês quando os pais estão em outra área da casa), “pet” (permite acompanhar as atividades dos animais), “conforto” (o usuário pode acionar as luzes quando está fora) e “segurança” (controle criptografado de portas, combinado a câmeras posicionadas estrategicamente).
FONTE: revista HOME THEATER & CASA DIGITAL
Temas relacionados:
Empresa de automação cria kits especiais para presente
Com HomePod, Apple ataca Google e Amazon
Controle de automação imita porta retrato e reconhece gestos
Empresa nacional promete automação mais prática e acessível