Depois de lançar, em junho, sua linha de TVs mais avançada deste ano (os modelos QLED – veja aqui os detalhes), a Samsung apresentou nesta quarta-feira em São Paulo todas as séries de TVs 4K para 2017, que já começaram a chegar às lojas. O destaque está nos modelos Premium UHD, com resolução 4K e processamento HDR, que oferecem as opções de tela curva e tela plana. Com 17 modelos ao todo, variando entre 40 e 82 polegadas (série GXZD), a estratégia é enfatizar a qualidade de imagem e também as facilidades de instalação e navegação pela tela do TV.
“A partir de agora, cerca de 60% de nossos TVs serão UHD”, anunciou o diretor de áudio/vídeo da Samsung, Érico Traldi. “E, na faixa de telas grandes (acima de 50”), todos terão essa resolução de imagem. Como líder de mercado, a Samsung faz questão de estar à frente também nessas inovações”, acrescentou, lembrando que o momento é favorável: muitos consumidores estão trocando de TV devido ao fim das transmissões analógicas e a proximidade da Copa do Mundo (2018) já começa a mexer com o mercado.
Traldi também reforçou o compromisso da empresa com os painéis de led RGB, sem o subpixel branco usado, por exemplo, pela concorrente LG. “Com nossos novos processadores e a compatibilidade total com as normas HDR, temos certeza de que esses painéis oferecem a máxima fidelidade de cores e capacidade de brilho”, disse o executivo.
Além das características técnicas, os TVs Samsung UHD procuram inovar também na questão da conectividade. O controle remoto passa a unificar todos os recursos, inclusive o acesso à internet, redes sociais, canais de TV (aberta e fechada). Ao ligar a tela, o usuário já pode visualizar e acionar todos os dispositivos ligados ao TV. A plataforma smart continua sendo Tizen, exclusiva da Samsung, e foi introduzido um serviço de games chamado Steam.
Também há novidades na questão da instalação. O módulo One Connect, que acompanha o TV, ficou menor e mais discreto, com apenas dois cabos saindo do painel traseiro do TV, ocultos sob uma tampa.
Fonte: revista HOME THEATER & CASA DIGITAL