A marca americana Emotiva é conhecida como sinônimo de custo-performance, embora tenha sido criada há apenas 14 anos como um braço da Jade Design, que produzia eletrônicos em OEM para várias empresas de áudio. Amplificadores, prés, processadores, players, DACs, caixas acústicas e acessórios fazem parte da linha da Emotiva – distribuída no Brasil pela AV Group.
A série X chama atenção pelos amplificadores XPA-1 Gen2 e XPA Gen3. Com circuito discreto balanceado, a segunda geração do monobloco XPA-1, de 38kg, possui modo de operação chaveado de Classe A (60W) para Classe AB (600W). O transformador toroidal de 1.200VA tem força para até 1.000W a 4 ohms.
Mas, se a ideia é montar um sistema estéreo atualizável, com o XPA Gen3 se pode adicionar até sete canais em um mesmo chassi. São 300Wx2 a 8 ohms, com THD inferior a 0.1% na faixa de 20Hz a 20kHz, ou 550W a 4 ohms e THD <0.2%, por módulos Classe H que compartilham uma fonte chaveada de alta corrente para 3Kw de força contínua.
Em níveis de potência mais baixos, a amplificação Classe H opera com menor tensão, reduzindo calor e consumo. Os powers podem ser conectados ao pré XSP-1 Gen2, equipado com gerenciamento analógico de graves para sistemas 2.1 ou 2.2, estágios de amplificação para fones e toca-discos, além de entradas e saídas XLR e RCA banhadas a ouro.
Ou ainda ao processador de 7.2 canais XMC-1 que suporta upgrades: decodificadores Dolby Atmos e DTS:X e a conexão HDMI 2.0b. Traz equalizadores paramétricos de onze bandas, sistema avançado para correção de sala (Dirac Live) e entradas analógicas e digitais balanceadas (AES/EBU).
Fonte: revista HOME THEATER & CASA DIGITAL / Emotiva