Muitos consumidores que já possuem home theater acabam adquirindo uma caixa amplificada ou sistema de áudio sem fio, de custo mais acessível, para som ambiente local, seja no quarto, na varanda ou até na própria sala. Esta é proposta da caixa Urban Audio, da Panasonic, mas com a diferença de oferecer mais potência e versatilidade de uso sem fio com um smartphone.
Trata-se de uma torre de 74cm de altura e desenho hexagonal, que integra receiver estéreo e dez falantes num único gabinete bass-reflex, bem ao estilo jukebox. São quatro tweeters de 2,4”, quatro midranges de 3,15” e dois woofers de 6,3”, em várias posições, de forma a propagar som em 180; motivo pelo qual a empresa o chama de “Torre de Som Expandido”.
PAINEL TOUCH
Ao ligar a Urban Audio nota-se a forte iluminação azul (dimerizável) no corpo do gabinete, enquanto uma luz branca (com opção de desligar) sob as teclas touch no painel torna o visual futurista. O visor mostra informações como o status de reprodução das músicas armazenadas em pen drive; o nome do dispositivo Bluetooth conectado e as funções selecionadas.
Estamos falando da cópia de arquivos MP3 para a memória de 4GB do aparelho. Parece pouco, porém são quase mil músicas se extraídas a uma taxa de 128kbps. O aparelho possui modos surrounds, DSP (16 no total), reforço de graves (D-BASS) e equalizador de 12 níveis.
CONTROLE VIA APP (BLUETOOTH)
Pode ser conectado por Bluetooth, com pareamento rápido por aproximação (NFC), digital óptica, USB, estéreo RCA e P2. Há uma entrada para microfone (karaokê). Todas as fontes de sinal, assim como rádio FM, são alternáveis pelo painel touch, controle remoto ou aplicativo.
Com o app MAX Juke conseguimos comandar a unidade por controle virtual, reproduzir músicas armazenadas num smartphone e transmitir o áudio dos clipes que assistíamos no YouTube, tudo via Bluetooth.
AVALIAÇÃO
Uma das sugestões de uso para a Urban Audio, segundo a Panasonic, é conectá-la ao TV. E foi exatamente o que fizemos, por via digital óptica, com um modelo de 58” da série DX700B da mesma marca (veja o teste completo na edição 250). Gostamos muito de ouvir o som alto e vibrante da torcida durante os jogos no modo FUTEBOL.
A trilha estéreo de séries da Netflix também ganhou impacto significativo, além de notável preenchimento no ambiente no modo SURROUND. O arranjo dos falantes permite cobrir um ângulo de 180º, mas os usuários mais acostumados com Dolby Digital 5.1 sentirão falta de mais envolvimento e inteligibilidade, como os obtidos por um sistema de home theater.
BAIXA DISTORÇÃO
Uma característica não passou despercebida: o baixo índice de distorção. Embora não esperássemos ouvir agudos extensos e detalhados, até pelo tipo de tweeter adotado, a caixa reproduziu jazz, pop e rock com graves suaves e médios limpos, especialmente via conexões óptica e USB – as analógicas RCA e P2 acrescentaram alguns ruídos sutis.
Embora a pressão sonora obtida pelo sistema tenha sido semelhante à proporcionada por um receiver de 100W, não contestamos a potência informada pelo fabricante. Isso porque a soma dos amplificadores destinados aos dez falantes da caixa pode resultar nos números declarados.
De qualquer forma, para quem está pensando em uma caixa multiuso, capaz de oferecer um som ambiente agradável ou mesmo impactante nas horas de lazer, a Urban Audio é uma opção (acessível) que pode dar conta do recado.
FICHA TÉCNICA
MODELO: Urban Audio SC-UA7LB-K
CONEXÕES DE ENTRADA: Bluetooth (v2.1+EDR), NFC, digital óptica, 2 USB, 2 analógicas RCA (1 entrada/1 saída), analógica P2 e 1 analógica P10 (microfone)
DIMENSÕES (L x A x P): 29 x 74 x 26cm
PESO: 14kg
PREÇO SUGERIDO: R$ 1.999
GARANTIA: 1 ano
FABRICANTE: panasonic.com.br