Seguindo uma tendência internacional, a NET iniciou a comercialização do Smarthome, um plano de monitoramento residencial para quem já é assinante de TV ou banda larga. A operadora oferece a instalação de equipamentos como câmeras e sensores na casa do cliente, com suporte 24hs e a possibilidade de expansão para recursos como controle de iluminação e segurança.
“Já estamos dentro da casa com nossos serviços de TV e banda larga, então não é complicado implantar mais recursos para atender as necessidades do cliente”, diz Marcos Dyodi, diretor de marketing da NET. Segundo ele, a estratégia é aproveitar a estrutura de rede, já instalada, para oferecer mais serviços com pagamento integrado à fatura. “O usuário pode visualizar ambientes de sua casa quando está fora e até receber vídeos no celular mostrando quando alguém entrou ou saiu”, cita ele, como exemplo.
Começando por São Paulo, a NET propõe ao assinante a instalação de uma central de monitoramento, sensor de presença (que avisa quando alguém entra), câmera IP (grava e envia imagens pela internet) e sensores de portas e janelas. “Tudo é feito obedecendo a normas de segurança e privacidade”, diz Dyodi. “Procuramos uma plataforma já usada em vários países e nos responsabilizamos por todo o funcionamento”.
A plataforma adotada é da empresa americana alarm.com. O custo do Smarthome varia conforme a quantidade de itens instalados. O kit básico – incluindo central de controle, câmera sem fio e sensor de presença – sai por R$ 1.134, com mais R$ 99 mensais a serem cobrados junto com a fatura normal do NET Vírtua. O assinante interessado deve se cadastrar no site da operadora ( veja o link) e solicitar as orientações técnicas.
FONTE: revista HOME THEATER & CASA DIGITAL
Temas relacionados: