TVs com telas maiores (a partir de 50 polegadas) e resolução Ultra HD são os principais responsáveis pelo aumento nas vendas de produtos eletrônicos em todo o mundo. Depois de uma queda de 2% em 2016, a indústria irá vender 4% a mais este ano, atingindo a marca de 887 bilhões de euros.
Os dados fazem parte da mais recente pesquisa da consultoria GfK, especializada em mídia e tecnologia, divulgada nesta sexta-feira em Berlim, durante a abertura da IFA, principal feira de eletrônicos de consumo da Europa. A estimativa é de que até 2020 mais da metade das vendas de TVs sejam nessa faixa (4K, com tamanho de 50” ou mais).
Segundo Hans-Joachim Kamp, diretor da IFA, este ano serão vendidos em todo o mundo cerca de 75 milhões de TVs 4K, o que significa um aumento de 40% sobre 2016. Dentro dessa categoria, chamam atenção os números dos TVs OLED, que atingem 1,2 milhão de unidades, um crescimento de 122%, diz a GfK.
Em relação ao tamanho dos TVs, a pesquisa também traz novidades. No ano passado, 18% dos consumidores optaram por modelos entre 50 e 59 polegadas, representando 40,7 milhões de unidades, com 11,6 milhões de TVs de 60” ou mais (5%). Em 2017, o segmento 50-59 já soma 22% do total de TVs vendidos, enquanto os de 60+ são 7%.
Na opinião de Kamp, além dos TVs UHD, a expansão da indústria está sendo puxada por outros itens, como caixas acústicas sem fio, fones de ouvido, smartphones e dispositivos vestíveis. Neste último caso, o total de unidades vendidas este ano deve passar de 161 milhões, um crescimento de 38% sobre 2016. Serão ainda 55 milhões de caixas acústicas Bluetooth e 368 milhões de fones de ouvido.
FONTE: Twice
Temas relacionados:
Novas soundbars da Samsung podem ser comandadas pelo controle do TV
Exclusivo: Imagens do primeiro TV 4K HDR de 110 polegadas
Copa 2018 já começou para a indústria de TVs
Fones de ouvido e o segredo das gravações binaurais