Mais uma pesquisa internacional demonstra o aumento da demanda por dispositivos compatíveis com vídeo HDR, que oferecem melhores níveis de brilho e contraste. Um estudo divulgado na semana passada pela consultoria especializada IHS calcula que este ano serão vendidos em todo o mundo cerca de 12,2 milhões de TVs com essa característica; há ainda previsão de expansão para 47,9 milhões de unidades em 2021.
“HDR é o principal recurso dos TVs atualmente”, diz o analista Paul Gray, diretor da IHS, baseada em Londres. No estudo “Markit TV Design and Features Tracker”, referente ao terceiro trimestre deste ano, a consultoria afirma que, além dos modelos nativos HDR, está havendo também forte aumento na procura por TVs do tipo HDR-Ready, categoria que deve chegar a 88,6 milhões de aparelhos vendidos daqui a quatro anos; estes, embora não apresentem todos os benefícios da tecnologia HDR, conseguem reproduzir sinal com essa codificação enviados por outros aparelhos, como players Blu-ray e receptores de internet.
HDR (High Dynamic Range) é um processo de codificação da imagem em que a câmera consegue captar mais informações de luminosidade e expandir a relação de contraste, gerando imagens com maior profundidade e mais gradações de cores. A taxa de brilho pode chegar até 10.000 nits, embora a especificação atual seja de, no mínimo, 500 nits; cada nit equivale a um candela por metro quadrado (cd/m2), sendo “candela” a unidade básica da luz (mais detalhes aqui).
Para perceber os benefícios da codificação HDR, o consumidor necessita de um TV compatível, como todos os modelos top de linha lançados este ano pelas principais marcas. Geralmente, o recurso é oferecido em conjunto com a resolução 4K (UHD), que é quatro vezes mais alta que a tradicional (Full HD). Segundo Gray, aproximadamente 23% dos TVs 4K vendidos este ano no mundo serão HDR.
FONTE: HD Guru
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