Mais de 75% das vendas de TVs em todo o mundo este ano será de modelos acima de 40%, diz o mais recente estudo da consultoria inglesa Futuresource, especializada na indústria eletrônica. Puxado pelos dois maiores mercados do mundo (China e EUA), as receitas com TVs de tela grande estão animando os fabricantes, especialmente em ano de Copa do Mundo.
“Constatamos um interessante aumento no número de consumidores que afirmam estar assistindo a conteúdos em 4K”, diz David Tett, que coordenou uma pesquisa a respeito para a Futuresource. Segundo ele, com mais conteúdos em 4K disponíveis na internet e a maior oferta de TVs smart, os consumidores estão percebendo melhor os benefícios de investir num TV desse tipo.
A demanda por TVs 4K e de tela grande deve gerar um aumento de 5% no faturamento da indústria este ano, com a perspectiva de ultrapassar a marca histórica de 100 milhões de aparelhos vendidos. Isso representaria dois terços do mercado total, segundo Trett. Segundo ele, a disputa entre os dois principais fabricantes (Samsung e LG), com TVs mais avançados usando painéis QLED e OLED, respectivamente, também ajuda nas vendas. A Futuresource estima que esses TVs terão crescimento superior a 40% por ano nas vendas nos próximos quatro anos.
Outro fator apontado por Trett é a inclusão de assistentes de voz, como Amazon Alexa e Google Home, nos TVs de vaior valor. A Samsung, por exemplo, já começou a oferecer, em alguns países, TVs QLED com o assistente de voz Bixby, exclusivo da marca.
FONTE: Futuresource Consulting
Temas relacionados:
TVs 4K puxam crescimento nas vendas de eletrônicos em 2017
Vai comprar uma TV maior? Veja nossas dicas!
Vídeo: TVs 4K TCL prontos para streaming em HDR
Pesquisadores indicam o futuro dos pontos quânticos