Aproximadamente 44% dos TVs vendidos no mundo em 2018 serão de resolução 4K. Esse dado faz parte do mais recente levantamento da ABI Research, consultoria americana que monitora a indústria eletrônica. A previsão é de que até o fim do ano as vendas de TVs UHD chegarão a 102 milhões de unidades, após terem ficado abaixo de 70 milhões em 2017.
A pesquisa analisou, com base em dados dos fabricantes, o crescimento do consumo global de TVs durante a transição do padrão HD para UHD. Já passa de 85% a penetração de TVs de tela fina nas residências, e a velocidade de aumento vem aumentando após a introdução dos modelos 4K. Segundo os pesquisadores, a maior oferta de conteúdos nessa resolução, através de serviços como Netflix e Amazon, é um dos fatores desse crescimento.
Em países como EUA, Rússia, Alemanha, Japão e Coreia do Sul, já existem também canais de TV paga dedicados a conteúdos UHD. “O fato de terem acesso a conteúdos com melhor qualidade visual é um grande estímulo aos consumidores”, explica Sandi Lynn, uma das coordenadoras do estudo.
Segundo ela, o padrão UHD está se tornando rapidamente a referência para o mercado de TVs, assim como foi o HD na década passada. O levantamento da ABI indica que a demanda dos consumidores deve continuar nos próximos anos, com a estimativa de chegar a 194 milhões de aparelhos vendidos em 2022 – um crescimento de 17,3% ao ano.
FONTE: Digitimes
Temas relacionados:
TVs 4K puxam crescimento nas vendas de eletrônicos em 2017
Burn-in dos TVs OLED ainda não é considerado problema
Exclusivo: como é assistir à Copa em 4K
Emissoras vêem barreiras para adotar o padrão UHD