Fundada em 1947 na Áustria, a AKG é um dos principais fabricantes de fones de ouvido do mercado mundial. Seu modelo over-ear semi-aberto (K240 MKII) é um fone que não pode faltar na coleção de qualquer entusiasta por alta fidelidade. A empresa foi adquirida algumas vezes durante a sua história, sendo atualmente uma empresa do grupo Samsung.
“Inspirado” pelo produtor Quincy Jones, ganhador de nada menos que 27 Grammys, o fone AKG N90Q é de ergonomia over-ear fechada, com falante de 52mm, e possui uma série de tecnologias embarcadas, o que faz dele um verdadeiro smart headphone. E talvez o único da categoria no mercado brasileiro até agora.
O fone vem acondicionado em uma embalagem muito luxuosa – e bem pesada também – acompanhado de diversos acessórios, como um cabo generoso com 3m de comprimento, um cabo com microfone para uso com dispositivos móveis iOS e outro para dispositivos Android, um cabo USB para recarga e um adaptador de 3,5mm para ¼ de polegada.
Um case em forma de concha resistente, em alumínio e material composto, acomoda o fone e os acessórios, além de uma bateria recarregável extra que pode ser carregada com o case fechado a partir de um conector USB localizado na traseira do mesmo. Uma bolsa em couro legítimo completa o sistema com muita elegância. Sensacional!
Ao retirar o fone da caixa, o primeiro passo é ligar a alimentação que imediatamente aciona o sistema de cancelamento ativo de ruídos – muito eficaz em ambientes urbanos e com as janelas abertas – e realizar o ajuste via o sistema TruNote de customização.
É só apertar por 5 segundos um botão dourado localizado na base da cavidade esquerda, liberá-lo após um tom sonoro, aguardar a reprodução de dois tons de varredura e pronto: o fone está calibrado para a geometria dos seus ouvidos!
Um controle rotativo na extremidade da cavidade esquerda controla o volume, enquanto outro na cavidade direita controla a equalização de frequências, realçando ou atenuando os graves e agudos de forma coordenada, conforme as recomendações do próprio Quincy Jones.
O mesmo botão dourado utilizado na calibragem permite alternar entre três modos de espacialização: “Standard”, “2.1 Studio” e “5.1 Surround Sound”. Infelizmente, não há uma indicação sonora quanto ao modo em uso, talvez um clip com a própria voz do maestro…
De acordo com a AKG, no modo Standard o áudio não sofre nenhum processamento, sendo ideal quando o fone é utilizado com processador externo como Dolby Headphone ou DTS Headphone X. Já no modo 2.1 Studio o palco sonoro é trazido para a frente da cabeça utilizando um circuito de cross talk que simula a interação da caixa acústica esquerda com o ouvido direito e vice versa.
Finalmente, o modo 5.1 Surround Sound gera reflexões simuladas ao redor da cabeça, de forma a perceber o palco sonoro a uma certa distância, porém sem colorações e reverberações.
Para completar o pacote de tecnologias embarcadas, o AKG N90Q possui um conversor digital/analógico interno acessível via uma interface USB que permite reproduzir arquivos em 24 bits e 96kHz.
1,2,3… Testando
A primeira boa surpresa ocorreu ao ligar o fone que automaticamente acionou o sistema de cancelamento ativo de ruído. Mesmo não tendo sido testado dentro de uma aeronave, o sistema foi bom o suficiente para criar aquele santuário sintético de silêncio tão necessário no mundo moderno. Ao realizar a calibragem com TruNote, ocorre uma sensível melhora na resposta de baixas frequências; essa tecnologia aponta no caminho certo para a personalização da experiência sonora.
Quanto à espacialização, e seguindo o mantra de “less is more”, o modo Standard soou mais agradável. Talvez seja por um bias pessoal no tocante ao minimalismo quando se trata de áudio. O modo Studio 2.1, porém, é um passo em direção a se obter, com um fone de ouvido, a ilusão do uso de um par de caixas acústicas.
O controle de volume na cavidade esquerda se mostrou conveniente, principalmente ao não ter que levantar da poltrona para alterar este parâmetro no computador. Já o controle de equalização na cavidade esquerda, ponto alto da colaboração entre a AKG e Quincy Jones, entregou o que prometeu, sem soar excessivamente grave ou agudo, fruto de um processador de controle de distorções.
No teste com o celular Galaxy S9+ – capaz de reproduzir arquivos 24/192 e DSD 64 e 128 – o N90Q apresentou graves poderosos, médios equilibrados e agudos precisos, sendo submetido a diversos estilos sonoros, desde uma ópera de Wagner ao metal do Black Sabbath.
O ponto alto do teste foi o uso do fone via conexão USB, que se portou como uma interface de áudio externa. Infelizmente, o cabo fornecido tinha somente 1m20 de comprimento, exigindo improvisar um cabo um pouco mais longo.
O fato do conversor interno comportar 24/96 foi compensado com o Media Player 24, que realizou o downsampling adequado com os arquivos mais densos, porém com resultados semelhantes aos do teste com o S9+.
Avaliação
ConfortoMesmo pesando 480g, o AKG N90Q tem um peso bem distribuído e não apresentou descomforto durante as sessões de tais de 4 horas de audição. Suas espumas duplas são macias e se deformam a contento.
DinâmicaWagner, Coltrane e Ozzy o aprovariam.
Equilíbrio tonal Típico de um fone flagship da AKG.
Palco SonoroReproduziu os arquivos binaurais do disco de teste com primazia.
IsolamentoExcelente isolamento combinado com o cancelamento ativo de ruídos.
ConstruçãoProduto robusto e muito bem acabado.
Veredito
O N90Q é um fone de ouvido high end e inovador, que faz parte de uma nova categoria de produto. Como tal, seu preço é um pouco alto para os padrões, porém nada que os “innovators” em tecnologia não estejam acostumados. O uso de um conversor interno de 24/192, além do fornecimento de um cabo USB com 3 metros e um cupom de desconto em sites como o HDTracks.com, o aproximaria da perfeição.
Dados técnicos:
- Peso: 480g
- Resposta de frequência: 10Hz a 25kHz
- Impedância: 32 Ohms
- Sensibilidade: 110dB SPL @ 1kHz/100mV
- Potência máxima: 100mW
- PSV (Preço Sugerido de Venda): R$ 5.199,00
Testado com
- Notebook HP Folio com HD SSD
- Interface de áudio Apogee Groove
- Media Center 24, gentilmente cedido pela J River
- Celular Galaxy S9+
- Black Sabbath – Sabbath Bloody Sabbath, 24/96
- Donald Fagen – The Nightfly, 24/48
- Jeff Buckley – Grace, 24/192
- John Coltrane – A Love Supreme, 24/192
- Richard Wagner – Siegfried, Wiener Staatsoper, 96/24
- Kraftwerk – 3-D The Catalogue, 24/44.1
- Michael Jackson – Thriller, AIFF 24/176,4
- The Ultimate Headphone Demonstration Disc, 24/192
*Alexandre Algranti é o Chief Headphone Officer do site fonesdeouvido.com.br. Leitores deste blog tem 10% de desconto em qualquer compra no site com o código HT2018.