A partir deste ano, todos os TVs da TCL sairão de fábrica já preparados para a era da inteligência artificial. O anúncio foi feito pela empresa em Las Vegas, num clima de otimismo reforçado pelos últimos resultados no mercado americano. A marca teve dois anos seguidos (2017 e 2018) de crescimento na casa dos 60%, tornando-se a terceira em vendas, atrás apenas da líder Samsung e colada na segunda, a americana Vizio.
“Os últimos números indicam que a TCL já passou para o segundo lugar”, diz João Paulo Rezende, gerente de produto da Semp TCL. Segundo ele, os resultados no Brasil também vêm sendo animadores, tanto que os planos para expandir as linhas de produto são bem ambiciosos. Na CES 2019, a empresa demonstrou não apenas TVs de vários tipos, mas também soundbars e até acessórios de automação, incusive com uma “casa inteligente” dentro do estande (foto).
A ideia central é que cada vez mais a inteligência artificial (IA) irá comandar os aparelhos eletrônicos, provocando sensíveis mudanças nos hábitos do consumidor. “Já em 2019, 100% dos TVs TCL, tanto HD e Full-HD quanto UHD, terão sistema Android, IA e comandos por voz, inclusive com Google Assistente”, promete Rezende, lembrando que a expectativa é colocar boa parte dos produtos à venda já no primeiro trimestre.
No caso do Google, a empresa trabalha com a informação de que até março estará disponível a versão em português, mais um estímulo para os usuários brasileiros adotarem o assistente. Outro aspecto importante, segundo Rezende, é que os recursos de inteligência artificial também ajudam a obter o melhor desempenho dos produtos.
“A ideia que se tem é de que IA serve apenas para facilitar a conectividade, mas já sabemos que seu alcance vai muito além. Conseguimos melhorar a qualidade da imagem e do som com calibragem baseada em bancos de dados. Queremos que o consumidor perceba esses benefícios nos novos TVs”.